Topo

Dicas de como como tirar fotos legais e caprichar no autorretrato

Comente

Dentre as inúmeras mudanças proporcionadas pela inclusão digital, uma em específico chama a atenção. O ser humano que, de longa data, adotou a prática de fotografar momentos importantes em família ou entre amigos, popularizou um conceito mais individualista, que consiste em tirar foto de si mesmo objetivando principalmente apresentar-se melhor em redes de relacionamentos pela internet.

Com o passar do tempo o conceito se tornou tão popular, que muitos clichês relacionados ao autorretrato foram criados, de modo que inúmeras pessoas passaram a repetir as mesmas posições e técnicas na hora de tirar a foto, muitas delas, cometendo algumas gafes bizarras pelo caminho.

Pois bem, como tudo na vida, pressupõe uma evolução, é necessário aprender um pouco mais sobre o autorretrato para não passar vergonha nas redes sociais, onde tudo “viraliza” muito rápido, por isso, nesse artigo traremos algumas dicas úteis para amenizar as gafes nesse sentido.

Dicas de como como tirar fotos legais e caprichar no autorretrato

dicas-autorretrato

Evite tirar foto na frente de espelho

São raros os autorretratos que ficam bons quando tirados à frente do espelho. Apontar a câmera para o espelho não produz resultados muito satisfatórios devido à claridade que acaba revelando qualquer tipo de mancha e sujeira no espelho. Outra coisa que acaba detonando com a foto nesse caso é o flash, que acaba cobrindo todo o rosto. Se sua câmera ou celular possui uma lente frontal, use-a naturalmente, é bem melhor que fotografar-se à frente do espelho.

Arrume o quarto para tirar fotos

Quando se trata de um autorretrato, a pessoa normalmente se arruma e veste a melhor roupa, entretanto, de nada adianta uma boa produção se o fundo da foto mostrará uma tremenda bagunça. Se tiver muita informação atrás de você, possivelmente ninguém irá notar a produção, mas, sim a bagunça como pano de fundo.

Fotografe por cima

Na hora de fotografar, tire a foto de cima para baixo e não de baixo para cima, do contrário, a única coisa que as pessoas vão ver nitidamente serão suas narinas. Deixe a câmera na altura do rosto ou um pouco acima, dessa forma ela pegará o melhor ângulo de seu rosto.

Nada de biquinhos

Uma das modinhas que se espalharam e popularizaram na internet nas mais diversas redes sociais, foi a de fazer biquinhos conhecidos como duckface, (cara de pato, em tradução livre). Nem mesmo quando a moda estava no auge, era aconselhável esse tipo de pose e, agora, além de ridícula, já está também um tanto ultrapassada.

Leia também:

Bom senso

Para tudo na vida existe hora e lugar, até mesmo para um autorretrato, tirar fotos descontraídas em feiras e shoppings é uma boa, já em velório por exemplo, é algo totalmente fora de propósito e, por mais bizarro que possa parecer, existem inúmeros casos desses espalhados pela web.

Evite a simetria nas fotos

Para evitar a simetria, ou seja evitar uma foto certinha onde seu rosto fique no centro da imagem, vale experimentar ângulos diferentes, evitar olhar diretamente para a câmera, ou tirar fotos com a cabeça de canto deixando o restante do espaço para paisagens costuma resultar em uma imagem muito melhor.

Atenção à iluminação para foto

Para produzir uma boa imagem, uma boa iluminação é muito importante. Pouca luz pode comprometer uma boa imagem, e muita luz pode deixá-la com uma aparência um tanto fantasmagórica.

Para captação de uma boa iluminação vale a pena seguir algumas regrinhas básicas, são elas:

  • Evitar luz de fundo – A luz deve ficar à sua frente e não atrás, se a luz estiver no fundo as pessoas só irão ver o que está atrás de você.
  • Não use flash – Procure o ambiente mais iluminado onde não seja necessário o uso do flash, pois, mesmo os melhores podem deixar o rosto com uma luminosidade muito artificial, portanto, evite-o.
  • Nada de luz fluorescente intensa –  Esse tipo de iluminação não favorece em nada as fotos, além do que, é normalmente encontrada em banheiros.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: