Topo

Governo e Infraero montam força-tarefa para receber número recorde de passageiros

O que acontece de mais importante no Brasil e no mundo aqui, no ClickGrátis! Governo e Infraero montam força-tarefa para receber número recorde de passageiros
Publicidade
Comente

O final de ano é a época escolhida por boa parte das famílias brasileiras para tirar as merecidas férias, o que implica também em viagens e congestionamentos decorrentes do grande fluxo de pessoas em rodovias, rodoviárias e aeroportos.

Pensando em amenizar o problema de infraestrutura diante de ocasiões como essas, o Governo e Infraero decidiram então montar força-tarefa para receber um número de passageiros que, de acordo com as estimativas prévias, bateria recorde no País, atingindo a marca de 350 mil na última sexta-feira, dia 20.

Governo e Infraero montam força-tarefa para receber número recorde de passageiros

aeroportos-lotados-fim-de-ano

Publicidade

O motivo que levou à previsão (e posterior consolidação) de recorde no número de passageiros, é a estimativa de aumento na casa dos 2,42% em relação à última sexta-feira antes do Natal no ano passado, dia que é o mais movimentado do ano para os aeroportos de todo o País.

Em meio à toda movimentação e previsão de superlotação de passageiros nos aeroportos, uma notícia acabou tornando ainda mais preocupante a situação tanto para o Governo Federal quanto para a Infraero: alguns trabalhadores ligados ao sindicato Nacional dos Aeronautas estavam ameaçando entrar em greve, o que somado à toda expectativa em torno do fluxo de passageiros do final de semana, motivou os órgãos citados a montar força-tarefa na tentativa de amenizar o problema.

A força-tarefa montada pelo Governo e pela Infraero

A primeira medida adotada pela Presidente Dilma Rousseff foi fazer com que o ministro da Aviação Civil, Moreira franco cancelasse sua viagem para os Estados Unidos, além disso, as atividades nos aeroportos, passaram também a ser monitorados pela Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias) que, por sua vez, é composta pela Secretaria da Aviação Civil, Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e ministérios da Agricultura, Justiça, fazenda, defesa, Planejamento e Saúde.

Publicidade

A greve que estava sendo cogitada no final de semana por parte dos trabalhadores acabou não acontecendo graças ao fato destes terem decidido aceitar a proposta feita pela empresa. Apesar de tudo, houve ainda assim muito tumulto nos aeroportos, além de um alto percentual de voos atrasados, algo que acaba colocando em xeque a credibilidade quanto à infraestrutura e planejamento de transporte aéreo às vésperas da Copa do Mundo.

Abaixo você poderá conferir, em detalhes, alguns dos principais pontos negativos observados nos aeroportos em decorrência do grande fluxo de passageiros desse penúltimo final de semana de 2013.

Panorama dos principais aeroportos do Brasil no último final de semana antes do Natal que antecede o ano de Copa do Mundo

Ao observar a matéria publicada pela coluna de Notícias do Portal Uol, os resultados negativos decorrentes do recorde de passageiros nos aeroportos em São Paulo, puderam ser observados mesmo depois de findada a terça-feira. O reflexo disso é que entre 00:00 horas de sexta e as 20:00hr de sábado (21), houve atraso em 25% dos voos no aeroporto de Guarulhos.

No aeroporto de Congonhas o resultado negativo foi ameno, atingindo somente 8% do total, cerca de 15 atrasos em meio às 168 decolagens do período.

Em relação aos atrasos de sexta-feira, quando ocorreu efetivamente o recorde de embarque de passageiros nos aeroportos, a catástrofe foi ainda maior que a observada nos números do dia posterior, na ocasião, quase metade dos vôos previstos acabaram tendo problemas e, por consequência, sofrendo atrasos que, por sinal, ficou à face de atingir um recorde negativo histórico.

Não bastasse todos os atrasos nos aeroportos, em meio a todo tumulto e confusão, houve ainda uma espécie de problema também no Rio de Janeiro, na torre elétrica da torre de controle do aeroporto Santos Dumont, o que obrigou o voo da Gol procedido de Congonhas, a realizar o pouso na pista do Galeão, a fim de garantir a segurança dos passageiros.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: