Topo

Vai comprar notebook? Descubra qual o modelo é ideal para você

5.00 / 5 - 2
Comente

Com o constante avanço tecnológico, a necessidade diária de se realizar atividades no ambiente virtual se tornou de fato real, e muitas das vezes essa necessidade não pode ser suprida simplesmente pelos dispositivos móveis disponíveis no mercado.

Quando os smartphones e outros dispositivos móveis não atendem a todas as necessidades e os desktops deixam de ser essenciais devido à falta de mobilidade, a melhor alternativa que se desenha é a aquisição de um notebook, entretanto, nesse momento é comum que surjam inúmeras dúvidas em relação ao modelo ideal para cada necessidade, por isso, na sequência, traremos algumas dicas úteis nesse sentido.

Vai comprar notebook? Descubra qual o modelo é ideal para você

modelo-ideal-de-notebook

Netbook ou Notebook?

A resposta para essa pergunta é: Netbook jamais. Os notebooks são muitas vezes superiores aos netbooks de forma que chega a ser desleal essa comparação. Por se tratar de um aparelho muito pequeno, as empresas responsáveis pela criação dos netbooks dificilmente conseguem aliar toda essa portabilidade a um bom resultado em se tratando de desempenho e performance, para piorar, algumas poucas que conseguiram tal feito acabaram abandonando esse tipo de modelo, passando a investir em ultrabooks.

O motivo dessas empresas abandonarem a fabricação de netbooks se deve em muito aos avanços tecnológicos realizados pelos tablets e smartphones da atualidade, que além de serem mais portáteis que os net’s, são também mais funcionais de modo geral. Partindo desse ponto, não é difícil concluir que para aqueles que estão em busca de alternativas mais funcionais em relação aos smartphones a melhor opção seja de fato os notebooks ao invés dos netbooks.

Qual melhor processador no mercado atualmente?

O mercado de processadores é dominado basicamente por duas gigantes empresas, sendo elas a Intel e a AMD, cada uma com suas particularidades.

De um lado a Intel oferece ao mercado processadores Core i3, Core i5 e Core i7. O primeiro, Core i3, embora possua apenas dois núcleos, é extremamente indicado para uso pessoal e trabalhos que não exijam a instalação de muitos programas, é perfeito para planilhas, documentos de textos, edição de imagens, edição de vídeos em programas semi-profissionais (ou mesmo profissionais dependendo o tamanho dos arquivos), e navegação na internet.

O Core i5 é um processador mais potente que o primeiro, com ele é possível executar perfeitamente atividades que exijam maior desempenho, permitindo ao usuário agir simultaneamente em inúmeras tarefas sem maiores problemas, entretanto, esse ainda é o modelo intermediário da marca.

Core i7, como já deve estar claro, é um processador ainda mais potente que o i5 de modo geral, entretanto, é necessário cuidado na hora de escolher o dispositivo, um Core i7 de segunda geração, pode ter um desempenho não muito superior a um i5, pelo que, dependendo, o valor acaba não compensando sua aquisição.

O Core i7 permite ao usuário opções de dois e de quatro núcleos, o ideal é optar pelos modelos de terceira geração, que é a última disponível nas lojas no momento, a regra é válida também para o Core i5 e Core i3, entretanto, aguardando um período um pouco maior já será possível garantir a quarta geração de processador que foi recentemente anunciada pela Intel e deverá estar disponível nas lojas muito em breve.

Os processadores AMD

A AMD cresceu muito nos últimos anos e tem oferecido ao mercado também excelentes opções de processadores, em ordem crescente de desempenho os melhores são: Dual-Cores; C Series, E1 e E2; e Quad-Cores; A4, A6, A8 e A10.

Processadores defasados com péssimo custo x benefício

Vale ressaltar que infelizmente ainda existem aos montes em muitas regiões, notebooks com processadores altamente defasados, geralmente com péssima relação de custo x benefício, estes são principalmente os de nomenclatura Pentium Dual Core e Celeron em se tratando da marca Intel, e Sempron, em se tratando da marca AMD, o ideal é passar longe de notebooks com esse tipo de processador.

Leia também:

Recomendações de memória RAM

Ter uma memória RAM maior tem se tornado cada vez mais necessário principalmente devido aos avanços em se tratando de processador, para se ter uma ideia, somente nove abas abertas no Mozilla Firefox é capaz de consumir cerca de meio GB de RAM, pelo que, ter um notebook com memória RAM pequena pode ser um tremendo tiro no pé pra quem está em busca de desempenho e versatilidade, o ideal mesmo é que se tenha no mínimo 4 GB para ter um desempenho considerável por longo prazo.

Espaço do HD interno

Uma máxima em relação a HD prega que quanto mais espaço melhor, entretanto, embora ter bastante espaço seja algo interessante, não se deve guardar todos os arquivos importantes em um notebook, é importante também considerar armazenamento em HD externo para evitar perdas ou ainda usar serviços de cloud storage como DropBox e Google Drive.

Marca e modelo dos notebooks

Essa é uma questão não muito simples, para determinar qual marca e modelo escolher, o melhor é observar se existe assistência técnica na região onde se reside e também observar reviews existentes na própria internet em sites como o Tudo em Tecnologia.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: