Topo

Conheça o Waze, o navegador GPS colaborativo

Comente

O Waze começou sua história na web como a maioria dos aplicativos lançados. No primeiro momento apenas alguns usuários começam a usar e no marketing boca a boca ele acabou se tornando conhecido. Mas o aplicativo realmente consegue atingir o seu ápice de sucesso quando chama a atenção das gigantes da tecnologia, como foi o caso do Google, que comprou o Waze este ano. A partir de então mais e mais pessoas passaram a utilizar este navegador GPS que traz diversas funções colaborativas realmente interessantes e funcionais.

waze-navegador-gps-aplicativo

As novidades que foram apresentadas pelo aplicativo não eram inéditas. Outros programas mais antigos e tradicionais no mercado, já haviam apresentado algumas soluções para que as pessoa conseguissem ter uma espécie de GPS colaborativo, onde fosse possível acrescentar uma série de informações sobre as condições do trânsito. Mas nenhum aplicativo antes do Waze conseguiu oferecer todos estes recursos de maneira funcional e simples.

São diversos e variados os recursos possíveis com o Waze. Os usuários podem utilizar ele como um GPS tradicional, onde é possível ter acesso a um trajeto escolhendo os pontos de saída e de chegada. Mas todos os outros recursos sociais do Waze acabam tornando ele ainda mais interessantes.

Os usuários podem reportar problemas no trânsito em tempo real para os outros usuários do aplicativo, trocar mensagens entre usuários através deste mesmo aplicativo, sem ter que trocar de tela ou ainda compartilhar com outras pessoas o seu trajeto percorrido. E estas são apenas algumas das funcionalidades que o Waze oferece.

Facilidade de utilização

O Waze é um aplicativo realmente muito simples e fácil de ser utilizado, qualquer pessoa que já esteja acostumada a dirigir utilizando um GPS não terá qualquer dificuldade neste aspecto. Tudo que a pessoa precisa fazer é abrir o aplicativo e digitar o destino de chegada. Obviamente que os recursos de GPS do telefone precisam estar ativados para que o app funcione.

Os usuários poderão perceber que as faixa de transito possuem cores diferenciadas. Quanto mais vermelho, pior está a condição do transito naquele local e é recomendado que as pessoas peguem outras alternativas de trânsito. O mais interessante é que as informações são repassadas e sinalizadas pelos próprios motoristas ou passageiros que estão passando pelo local. Assim, o recurso está sempre atualizado em tempo real.

No próprio mapa os usuários poderão encontrar pequenos ícones que representam os demais usuários ativos. Os próprios bonecos apresentam suas notificações sobre a situação do trânsito. Os usuários poderão até mesmo adicionar pessoas que estejam seguindo o mesmo trajeto como amigos. Através do próprio aplicativo existe um recurso para que as pessoas troquem mensagens entre si.

Todas as informações relacionadas ao trânsito são representadas por ícones divertidos e de fácil acesso. Os usuários poderão notificar coisas como trânsito, polícia, perigo, bloqueio, acidentes, dentre outros eventos.

Assim que a pessoa escolhe o tipo de alerta que deseja enviar para os demais usuários, é possível ainda acrescentar mais informações relevantes, como uma mensagem (que pode ser gravada em áudio) ou ainda tirar uma foto do que está acontecendo.

Uma outra opção interessante são os preços. É possível obter uma lista de preços da gasolina, por exemplo, e comparar com os diversos estabelecimentos do local para que a pessoa possa escolher o local mais barato para abastecer. E os próprios usuários poderão fazer a alteração nos preços.

Polêmicas

Apesar de ser uma ferramenta muito interessante e útil no trânsito dos dias de hoje, o Waze também está envolvido em algumas polêmicas. Policiais estão acusando usuários de compartilhar informações relacionadas aos locais de blitz para que outras pessoas possam desviar do local. A prática é considerada ilegal se enquadrada na lei.

Por isso, é importante que os usuários compartilhem as informações com cautela e responsabilidade.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: