Topo

Saiba como aproveitar melhor o Google Chrome em seu dispositivo Android

5.00 / 5 - 1
Comente

O Google Chrome é sabidamente o navegador nativo dos dispositivos Android, mas, será que você conhece ele o bastante para tirar proveito de todos os seus recursos e funcionalidades?

Para muitos usuários a resposta a essa pergunta é não, afinal, como o uso dos dispositivos móveis geralmente é algo corriqueiro a maioria das pessoas se atenta apenas para o funcionamento básico das ferramentas. Sabendo disso, portanto, decidimos listar a seguir alguns dos recursos que a versão mobile do Chrome oferece e que pouca gente usa. Veja!

Veja dicas para usar melhor o seu Google Chrome no Android

Chrome e Android

Navegação privativa

Assim como na versão disponível para desktop, o Google Chrome mobile permite que o usuário faça uma navegação privativa, ou seja, em uma janela anônima.

Ao fazer isso o navegador não salvará informações como senhas e logins e nem mesmo o histórico de sites visitados. Isso evita, por exemplo, que algum amigo curioso acabe descobrindo o que foi acessado pelo aparelho. Para ativar esse recurso basta acessar o menu lateral e clicar em “Nova guia anônima”.

Leia também:

Alteração da configuração padrão

Também seguindo o exemplo da versão para PC, o Chrome no Android dispõe de uma tela de configurações avançadas. Nela o usuário tem a possibilidade de alterar as funções de privacidade e detalhes como acessibilidade, economia de dados e outros. Tudo é feito de maneira bem simples, bastando ao usuário a escolha certa no item que quiser alterar.

Buscas específicas em uma página

Essa vai pra quem já se perguntou se o famoso recurso acessado pelo atalho “Ctrl + F” no PC poderia de alguma maneira funcionar no Android. Nesse caso para para localizar uma palavra específica no texto de um determinado site, o usuário só precisa acessar o menu lateral e selecionar a função “Encontrar na página”.

Ao fazer usso uma nova barra será aberta no topo e aí bastará escrever a palavra desejada, que se estiver presente no texto será automaticamente grifada em laranja na página. Vale ressaltar que na lateral direita o usuário ainda pode saber se a palavra digitada se repete durante o texto.

Página para desktop

Ainda hoje nem todas as páginas web estão adaptadas para acesso mobile, por isso, é comum que os usuários se deparem eventualmente com alguns sites que apresentam erros, telas cortadas, etc.

Nesse caso, para tentar driblar o problema e conseguir uma visualização mais completa, basta ativar uma espécie de “versão para desktop”, marcando esse item no menu lateral do Chrome. Dessa forma o aplicativo passa a exibir a tela como se estivesse sendo acessada pelo PC.

Salvar senhas

Outro recurso útil do navegador é o que dá aos usuários a possibilidade de salvarem suas senhas para acesso mais rápido e prático a determinados serviços, essa é inclusive uma das opções disponíveis na tela de “Configurações” do Chrome.

Para usar basta ativar a chave e voltar a acessar normalmente as páginas. Vale ressaltar, no entanto, que com recurso o usuário também tem a opção de adicionar determinados sites na lista de exceção e pode apagar as senhas gravadas caso queira futuramente.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: