Topo

Android M: Veja as 5 principais novidades do novo sistema operacional

Comente

Em evento realizado nesta última quinta-feira (28), o Google anunciou uma série de novidades relacionadas à nova versão de seu sistema operacional mobile, chamada por hora de “Android M”.

De acordo com as informações, o lançamento da nova versão está prevista para entre julho e setembro desse ano. A seguir você confere os destaques do novo sistema.

Veja os destaques do Android M, a próxima versão do OS mobile do Google

Economia de Energia

android-m-economia-de-energia

Com um sistema batizado de “Doze”, o Android M promete um inteligente gerenciamento do uso da bateria. Na prática o recurso vai usar um sensor de movimentos para “congelar” aplicativos enquanto o smartphone não estiver em movimento.

De acordo com o Google, essa nova funcionalidade será capaz de reduzir em até 50% o consumo de bateria dos dispositivos, o que naturalmente se reflete em um considerável aumento na duração da carga da mesma.

Leia também:

Permissões

android-m-permissoes

Outra grande novidade do Android M é a modificação no processo de permissões. Agora, por exemplo, o usuário poderá escolher quais são as permissões de aplicativos que ele deseja autorizar, pelo que, não será mais obrigado a aceitar todas.

Isso será possível porque no novo sistema as permissões também não serão mais solicitadas no ato da instalação do app, mas sim quando o usuário for utilizar o serviço oferecido pelo mesmo.

Vale ressaltar que a opção de permissões escolhida pelo usuário no primeiro uso do aplicativo será memorizada pelo sistema para usos futuros do mesmo serviço. Em todo caso, a escolha pode ser revogada sempre que o usuário desejar, em um sistema que lembra o do iPhone.

Pagamento

android-m-pagamento

Como o cenário de pagamentos por meio de dispositivos móveis só tem crescido nos últimos anos, é claro que o Google não ficaria de fora dessa tendência. Por isso, o novo Android M trará consigo o sistema chamado “Android Pay”, que é um serviço de pagamento similar aos já existentes Apple Pay e Samsung Pay.

Ao que tudo indica a plataforma será aberta, não demandará autenticação e permitirá aos usuários o pagamento por meio da função NFC dos aparelhos. Não obstante, o sistema ainda terá suporte nativo a impressões digitais, pelo que, também será possível liberar pagamentos usando esse recurso.

USB C

android-m-usb-c

Mais um detalhe interessante do novo sistema Android é que ele suportará cabos USB C, um tipo de conexão que permite além da transmissão de energia, a transferências de dados, e isso de maneira até mais rápida que uma conexão USB comum.

Abas customizadas

android-m-abas-customizadas

Outra grande novidade do sistema Android é que agora todos os app que acessam a internet o farão por padrão através do Google Chrome, em um recurso chamado pelo Google de “Abas Customizadas”.

Na prática, ao invés de navegar no ambiente do aplicativo o usuário vai acessar o serviço do mesmo pelo Google Chrome, que por sua vez oferecerá os mesmos recursos oferecidos no browser comum, incluindo memorização de dados e preenchimento de formulários e senhas.

Não obstante, os app que se reconhecerem mutuamente como “seguros” poderão se comunicar entre si em um sistema chamado “App links”. Essa novidade já foi disponibilizada para os desenvolvedores já na quinta-feira (28).




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: