Topo

Dicas para mães de primeira viagem

Dicas de saúde e educação infantil para os pais de primeira viagem! Confira essas dicas para mães não serem pegas de surpresa desde os primeiros dias...
Publicidade
Comente

É muito comum que as mães de primeira viagem não saibam ainda exatamente como cuidar de seus bebês da maneira certa, e que por isso mesmo, por vezes acabem até mesmo perdendo noites de sono enquanto vela o sono do filho com medo que ele se sufoque dormindo, sem saber exatamente qual o melhor caminho a seguir.

Pensando no bem estar das mamães e também no crescimento saudável do bebê, separamos na sequência algumas dicas que podem ajudar em muito nessa doce empreitada de ser progenitora.

Dicas para mães de primeira viagem

dicas-maes-primeira-viagem

Não rejeite ajuda

Publicidade

As mães corujas querem dar toda atenção ao bebê, principalmente nos primeiros dias, assim sendo, surge a necessidade de serem ajudadas nos demais afazeres da casa, portanto, não queira ser uma super mulher, aceite ajuda, principalmente a do pai do bebê, mesmo que ele não tenha muito agilidade e familiaridade com os trabalhos domésticos.

Se der total atenção ao seu filho e esquecer de deixar o pai participar ele pode se sentir um pouco de lado ou acomodado com a situação, deixe ele participar dos banhos, revezando as trocas de fraldas entre outras tarefas que pode ter com o bebê. Algo que a mulher não pode esquecer é que além do papel de mãe ela ainda deve desempenhar o papel de esposa, e aproveitando sempre que possível um momento a dois.

Troque figurinhas com outras mães

Conversar com outros pais pode lhe trazer mais segurança, principalmente por saber que não é a única mãe que tem a preocupação de olhar a cada minuto o bebê para ver se está tudo bem com o mesmo. Não perca nenhuma chance de trocar um ideia com outras mães, assim, além de fazer novas amizades e trocar experiências, aprenderá também alguns truques maternos.

Não duvide de seu instinto materno

Publicidade

Acatar conselhos de mãe e pessoas mais experientes que você, pode ajudar e muito com os cuidados do bebê, porém deve-se tomar cuidado com o tipo de conselho que você absorve, nem todas as crianças são iguais, e você melhor do que ninguém conhece melhor o seu bebê.

É muito comum se sentir dividida entre os conselhos, da própria mãe, sogra, amigas e até mesmo do pediatra, portanto, para não errar o ideal é sempre seguir o bom senso, com o tempo irá perceber que coração de mãe sempre sabe o que é melhor para seu filho.

Amamentação

Não tem como negar os benefícios que a amamentação traz tanto para mãe quanto para o bebê. Os principais benefícios observados ao bebê é a imunidade contra infecções e desenvolvimento dos músculos faciais, enquanto que, para a mãe são, a redução do sangramento pós-parto, e dos riscos de câncer de mama, além do fortalecimento do vinculo entre mãe e filho.

O leite materno é indispensável até os 6 meses de vida, sendo o único alimento que o bebê necessita, entretanto, nem todos os bebê consegue pegar o peito com facilidade, e isso vai exigir da mãe um pouco de paciência até que haja um encaixe perfeito, no entanto algumas mães não vão conseguir amamentar seus bebês, o que também não é motivo para ficar triste ou preocupada, ele poderá crescer normalmente com outro tipo de alimentação que deverá ser indicada pelo pediatra.

Leia também:

Não fique obcecada por seu peso

Algumas mulheres pensam que ao sair da maternidade irão sair magras ou com o corpo que possuíam antes de engravidar, mas, dificilmente isso poderá acontecer, ninguém perde em duas semanas os quilos que levou nove meses para adquirir. É muito comum que após o porto a barriga não fique muito diferente de uma barriga de 5 meses, o corpo vai precisar de alguns meses para poder voltar à forma que era antes. Naturalmente é é possível acelerar o processo fazendo dietas e atividades físicas, mas, isso só após  liberação feita pelo obstetra.

Mulheres que estão amamentando não podem de maneira alguma tomar qualquer medicamento para emagrecer, e para quem não sabe amamentação exclusiva queima mais calorias que os exercícios aeróbicos.

Descanse bem

Demora algum tempo até o bebê se adaptar à sua rotina, ou você à dele, os recém-nascidos não tem um momento exato para mamar, eles podem reclamar de fome a cada duas hora e meia ou quatro horas, entre esses intervalos de uma mamada para outa ainda tem banhos, trocas de fraldas e os afazeres domésticos, por isso sempre que possível tire um cochilo, o melhor momento para isso é entre uma mamada e outra que é quando o bebê também dorme. Lembre-se que, quanto mais descansada e relaxada estiver, melhores condições terá para cuidar bem do filho.

Se distraia

Ficar muito tempo em casa pode ser algo desanimador, por isso assim que ganhar a liberação de seu pediatra leve seu filho para conhecer novos ambientes. Após o primeiro mês de vida é muito importante que o bebê tome banho de sol pela manhã, os raios solares ajudam na fixação de vitamina D,  fundamental para a formação óssea de seu filho, por ajudar na absorção do cálcio.

Não se esqueça de sempre sair de casa preparada, mesmo que o passeio não seja muito longo, a bolsa do bebê deve sempre conter, fraldas, lenços umedecidos, pomada contra assadura, fralda de boca, babador, peças de roupas, mamadeiras e chupetas.

De liberdade ao seu bebê

Alguns pais, mesmo os que não são de primeira viagem tem receio de deixar os filhos brincar no chão por medo de pegarem algum inseto ou sujeira. Essa é de fato uma situação difícil, mas é preciso que as crianças tenham essa liberdade para poder desenvolver suas  habilidades motora e cognitivas, ao passo em que descobrem o mundo.

Quando os pequenos começam a engatinhar, costuma surgir também neles uma enorme vontade de explorar cada cantinho da casa, e com isso vão tocar e levar à boca tudo o que estiver em seu alcance, se os pais tomarem algumas medidas de proteção como travas de segurança em portas e gavetas, cantoneiras e protetores de tomada, os pequenos ficam livres para conhecer um novo mundo ao seu redor.

Prudencia nas compras

Mães de primeira viagem devem tomar muito cuidado na hora em que for fazer as compras de acessórios para cuidar do bebê, para não acabar levando coisas que não precisam ou que jamais irão usar, um exemplo clássico que merece ser avaliado com carinho é o termômetro de banheira para medir a temperatura do banho do bebê. De modo geral, quanto mais simples os acessórios mais práticos e leves deve ser também o manuseio, carrinhos de bebê não precisam ser completamente equipados, basta tão somente que sejam seguros.

Não existem pais super perfeitos na vida real

Lembre-se, errar faz parte do aprendizado, não existem pais infalíveis, aceite suas limitações e não se cobre de mais, o segredo é apenas observar a criança e manter a calma, se algo der errado mude de estratégica até encontrar uma que se encaixe melhor com seu filho, por exemplo, se o bebê reclamar de alguma posição que está, tente mudar com jeitinho até ele se sentir confortável.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: