Topo

Cinco dicas para aumentar a produção de leite materno

... para aquelas que se vêem nesse tipo de situação, traremos na sequência, algumas dicas que podem ajudar a aumentar a produção do leite materno...
Publicidade
Comente

O leite materno é considerado o mais completo alimento para bebês nos primeiros 6 meses de vida, de modo que amamentando da forma e no tempo correto, o bebê não precisará de nenhum outro alimento e nem sequer água.

Além do leite materno conter vitaminas, gordura e água o suficiente para um bom desenvolvimento do bebê, possui também anticorpos e glóbulos brancos que ajudam a prevenir doenças.

Além dos benefícios já mencionados, a amamentação é capaz de criar um vinculo emocional entre a mãe e filho, o que mais tarde facilitará o desenvolvimento interpessoal da criança, outro fator importante é que o movimento feito pelo bebê ao ser amamentado estimula o fortalecimento e desenvolvimento de suas mandíbulas, facilitando assim o desenvolvimento da fala e respiração a partir das narinas.

Veja outras vantagens da amamentação

aumentar-a-producao-de-leite-materno

Publicidade

Ao contrário do que muitos acreditam, a amamentação é capaz de produzir benefícios não somente às crianças, mas também à mãe, ajudando-a na queima de calorias, algo fundamental para que ela possa voltar ao corpo que tinha antes da gestação.

Apesar de todos os benefícios propiciados pela amamentação, o fato é que para algumas mulheres nem sempre tal atividade, isso porque, algumas sentem não possuir leite suficiente para manter a criança bem alimentada, o que acaba forçando essas a apresentar outros alimentos ao bebê, por isso, visando auxiliar aquelas que se vêem nesse tipo de situação, traremos na sequência, algumas dicas que podem ajudar a aumentar a produção do leite materno.

Veja 5 dicas para aumentar a produção de leite durante a amamentação

Mantenha a calma

Publicidade

O estresse faz com que a produção de leite diminua, podendo até mesmo levá-lo a secar. Manter a calma pode ser difícil nos primeiros meses, pois há um período de adaptação, principalmente para as mamães de primeira viagem que ficam nervosas ao ver o filho chorando e observando que não está produzindo uma quantidade de leite suficiente. A dica é procurar amamentar seu bebê em um ambiente calmo, onde possa aproveitar o momento juntamente com o pequeno.

Compressas quentes

Se perceber que seu leite ainda não desceu, faça compressa quente acompanhada de massagem circular, isso ajudará a fazer o leite descer logo, uma massagem durante o banho quente também pode auxiliar. Entretanto, em todo caso, é necessário cuidado com esse tipo de técnica, antes de lançar mão dela é necessário certificar-se que de fato o leite não desceu, pois se já houver descido isso pode fazer com que o ele fique empedrado, podendo ainda ocasionar outros problemas.

Amamentação livre

Amamente seu bebê sem um tempo determinado, mesmo que veja que está produzindo pouco leite deixe o bebê sugar até se sentir saciado, quanto mais o bebe sugar mais irá estimular a produção do leite. Ofereça o peito sempre que ele chorar de fome, um recém-nascido costuma sentir fome a cada três horas.

Bomba de sucção

Se seu bebê não procurar o peito em curtos intervalos você pode optar em fazer a sucção com uma bombinha que pode ser encontrada em qualquer farmácia, mas lembre-se de não fazer a sucção em um período próximo ao horário de amamentação do bebê. Vale ressaltar que o leite extraído poderá ser guardado na geladeira para oferecer ao bebe na mamadeira caso ele já possua idade compatível, ou mesmo para procurar um banco de leite para fazer doação, informe-se se há um em sua cidade.

Pegada certa e hidratação

Muitas vezes a mãe produz leite o suficiente, mas a maneira com que o bebê pega o peito não facilita a saída do leite, o que leva à ocorrência de fissuras no bico dos seios complicando ainda mais a hora da amamentação, a dica aqui é procurar informação com o pediatra e buscar entender a forma e posição correta de amamentar a criança.

Uma última dica é manter sempre o corpo bem hidratado, tomando água periodicamente e em especial, antes, durante e após a amamentação.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: