Topo

Chegada de bebê novo em casa? Confira dicas para conseguir deixar o ambiente mais seguro

Pequenas mudanças em detalhas da casa ajudam a manter o ambiente menos perigoso para os pequenos.
Publicidade
Comente

A partir do momento que chega na família um bebê existe uma série de mudanças e adaptações que acabam tendo que ser feitas não apenas pelos pais mas como também pela família de uma forma geral. Mas, nestas primeiras semanas, as mudanças principais acabam sendo relacionadas a rotina das pessoas que mudam, uma vez que os recém-nascidos acabam sendo controlados de uma forma mais fácil, com um espaço geralmente bastante limitado.

Chegada de bebê novo em casa? Confira dicas para conseguir deixar o ambiente mais seguro

Com o passar do tempo, na medida em que essas crianças vão crescendo e elas acabam se tornando mais independentes, dando os seus primeiros passos sem depender de um adulto, uma série de outros cuidados precisam ser tomados, especialmente em relação ao ambiente por onde essa criança vai começar circular.  

Muitos adultos acabam fazendo algumas modificações na estrutura da casa já a partir do momento no qual o bebê passa a fazer parte da rotina dos adultos em uma determinada casa, mas em um primeiro momento pode acabar se tornando bastante complexo essa avaliação do que deve ser modificado para que o interior de uma determinada residência seja mais seguro para as crianças.

Mas todas as mudanças devem ter como principal objetivo reduzir os riscos e as chances das crianças acabarem sofrendo algum tipo de acidente. Para isso, será preciso pensar como uma criança que está querendo explorar o mundo, e olhar a casa a partir da visão e do alcance delas.
Confira algumas dicas fundamentais para garantir a segurança da criança que começa a caminhar de forma independente:

Revise as janelas e as escadas

Publicidade

Antes de mais nada, é fundamental que as pessoas comecem a revisar alguns dos elementos mais perigosos, que são as janelas e também as escadas da residência de uma forma geral. É fundamental que as pessoas analisem com cuidados a posição e a forma como se dá as escadas e as janelas, especialmente de apartamentos. Determinadas janelas podem parecer em uma posição mais elevada, por exemplo, mas a partir do momento que os pequenos conseguem acessar uma determinada plataforma, como um sofá, eles podem acabar alcançando a mesma.

Por isso, é fundamental que sejam instaladas redes ou telas de proteção, inclusive naquelas que costumam ser menores, como as do banheiro e da cozinha. Para as escadas, é recomendado utilizar grades ou portões.

Instale protetores de quinas

Um dos principais perigos que as crianças que começam a caminhar correm dentro da casa está relacionado diretamente as quinas dos móveis. Afinal de contas, os primeiros movimentos dos pequenos acabam se dando sem que elas consigam ter muito controle do seu corpo e noção do espaço. E isso pode fazer com que elas batam cabeça ou outras partes do corpo nestes cantos, que podem acabar causando ferimentos graves. Por isso, é muito recomendado a instalação de pequenos objetos que funcionam como protetores de quina, deixando essas pontas mais macias para os pequenos, em caso de colisões.  

Cuidado com itens de decoração

Publicidade

Outros elementos que devem sempre despertar a atenção dos adultos são aqueles que acabam sendo espalhados pela casa para decoração. De uma forma geral, os pequenos tendem a ser bastante curiosos e acabam gostando muito de pegar os itens menores. Além de existir um risco de que estes itens sejam engolidos, por exemplo, os que quebram ainda podem acabar causando algum tipo de dano ou de risco para as crianças. Por isso, pode ser muito interessante retirar eles de alcance das crianças.

Mantenha o ambiente bem iluminado

Também é muito importante que as pessoas acabem tendo um maior cuidado em relação a iluminação dos ambientes da casa pelos quais as crianças acabam passando. Especialmente nos corredores, que são locais nos quais os pequenos normalmente acabam correndo e perdendo um pouco o foco e a atenção. Quando este ambiente estiver mais iluminado, os riscos das crianças acabarem caindo, por exemplo, acabam sendo bem menores.

Trave a tampa do banheiro

Outro elemento que acaba chamando muito a atenção dos pequenos é o vaso do banheiro. Por isso, é muito importante que os adultos utilizem travas para impedir que os pequenos tenham acesso a água que fica neste local, e que acaba sendo extremamente contaminada.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: