Os chás estão presentes na vida das pessoas há milhares de anos. As ervas e outros elementos que podem ser encontrados na natureza acabaram sendo os primeiros medicamentos utilizados pelas pessoas, ou seja, itens que poderiam ser aplicados ou consumidos com o objetivo de tratar determinados problemas de saúde. Hoje em dia eles não estão inseridos dentro do que é considerado como medicina tradicional, mas ainda são muito consumidos.
Eu uma das principais características dos chás é justamente o fato deles não trazerem, pelo menos na grande maioria dos casos, efeitos negativos para quem os consome. Afinal de contas, eles são produzidos a partir de alimentos e ervas encontradas na natureza. Mas nem sempre isso pode ser considerado como uma verdade absoluta.
Existem diversos chás que podem acabar tendo um efeito no corpo que, em muitos casos, pode ser considerado como inesperado. Especialmente quando as pessoas já estão utilizando determinados tipos de medicamentos, sejam aqueles que entram na rotina para tratar uma condição específica e temporária ou seja aqueles medicamentos utilizados de forma contínua.
Confira alguns chás que podem interferir nos efeitos de medicamentos:
Chá de erva-doce
Este é um dos chás considerados como dos mais populares do mundo inteiro, não apenas sendo consumido de forma isolada como também com ele inserido em uma série de outros alimentos e preparos. Mas ele conta com o que é chamado de propriedades estrogênicas, semelhantes ao hormônio estrogênio, o que pode resultar na interação com medicamentos hormonais. Por isso, é importante que as pessoas que estejam fazendo o tratamento com algum tipo de medicamento deste tipo tenham cuidado.
Chá verde
Um outro tipo de chá bastante consumido pelas pessoas de uma forma geral, sendo eles ricos em catequinas, um fitonutriente com forte ação antioxidante. Mas, mesmo que essas propriedades costumem trazer uma série de benefícios para a saúde das pessoas de uma forma geral, ele pode acabar interferindo em determinados tipos de medicamentos, especialmente aqueles anticoagulantes e também para quem faz tratamentos quimioterápicos.
Chá de hibisco
Um dos principais benefícios deste tipo de chá para quem o consome no dia a dia é um conjunto de propriedades que faz com que o corpo consiga controlar, de uma forma mais efetiva, os níveis de pressão arterial. Mas, em determinados casos, mesmo que eles ainda sejam considerados como menos frequentes, ele pode acabar interferindo na forma como os medicamentos de hipertensão atuam no corpo.
Chá preto
Este chá é conhecido pela sua quantidade considerável de cafeína na sua composição, que acaba fazendo inclusive com que ele seja utilizado no lugar de bebidas como o café para quem é mais sensível para a ação dessa substância. Por isso, quem faz a utilização de uma forma rotineira de medicamentos estimulantes podem efeitos que nem sempre são os esperados. Especialmente no caso de suplementos de ferro, pois o chá faz com que o corpo tenha uma maior dificuldade para conseguir absorver este elemento.
Chá de erva-de-São-João
Segundo pesquisas mais recentes, este acaba sendo um chá que pode acabar interagindo com uma série de medicamentos diferentes, como os antidepressivos benzodiazepínicos e inibidores seletivos de reabsorção de serotonina, como fluoxetina, paroxetina e sertralina. Ela também pode interagir com medicamentos como omeprazol, anticoagulantes e remédios utilizados no tratamento de colesterol alto.
Chá de alcaçuz
Este chá acaba não sendo considerado tão comum no Brasil como outros desta lista, mas ainda pode ser encontrado em determinadas regiões. Uma das principais características desta erva é a presença da glicirrizina, que pode acabar interagindo com medicamentos corticosteroides e anticoagulantes.
Chá de erva-cidreira
A erva costuma ser utilizada de uma forma mais frequente para as pessoas que procuram por alguma bebida que consiga oferecer um pouco mais de tranquilidade e calma, especialmente em momentos mais agitados. E este chá realmente conta com diversas substâncias que podem acalmar corpo e mente. Mas quando ela é consumida junto com medicamentosa que são considerados como sedativos, existe uma possibilidade de bebida potencializar o efeito do remédio, causando uma sonolência maior do que a esperada.
Chá de boldo
A tradicional bebida utilizada para tratar determinados males do estomago também pode potencializar a ação de determinados medicamentos, especialmente os que são utilizados para o tratamento de pressão baixa.
Comentários (0) Postar um Comentário