Um dos principais desafios das pessoas que estão começando um negócio ou daquelas que atuam em outras empresas mas em funções administrativas e de gestão é conseguir manter uma equipe motivada que consiga entregar um trabalho de qualidade. Mais do que aplicar técnicas e estratégias que costumam ser descritas em livros e manuais, o fator humano costuma tornar essa tarefa bem mais complicada.
A grande maioria dos funcionários possuem objetivos que caminham para lugares diferentes dos da empresa. É claro que, em determinados momentos, estes caminhos se cruzam, sendo que o objetivo de um bom gestor acaba sendo o de justamente conseguir fazer com que os interesses do empregado acabem se tornando parte da empresa.
Nos últimos anos, diversas pesquisas indicam que grande parte da força de trabalho brasileira não está satisfeita com o seu atual emprego de uma forma geral, inclusive com estudos que indicam que um terço dos brasileiros estão programando deixar seus atuais postos de trabalho em um período de, no máximo, seis meses.
Para quem precisa do trabalho dos funcionários, confira algumas dicas para conseguir melhorar o cotidiano das equipes profissionais:
Não sobrecarregue talentos
Algo que costuma ser muito comum no dia a dia das empresas de uma forma geral é o surgimento de determinados talentos que se destacam quando comparado com os outros funcionários de uma forma geral. E isso geralmente faz com que os gestores e chefes acabem aumentando a carga dos trabalhos destas pessoas, fazendo com que exista uma sobrecarga. Esa é uma estratégia que normalmente não funciona da forma como o esperado. O importante é focar mais nos resultados e menos nas tarefas.
Foque nos benefícios corretos
Hoje em dia muitas empresas, especialmente as de médio e grande porte, estão focando na oferta de benefícios com o principal objetivo de reter profissionais e talentos de uma forma geral. Mas é importante que os gestores acabem focando naqueles benefícios que de fato vão acabar trazendo benefícios para as pessoas em relação a qualidade do trabalho. Por exemplo, ao invés de pagar planos de streaming para os funcionários, que tal investir mais no pagamento de um bom plano de internet para trabalho home office ou ainda em uma boa estação ergonômica?
Repense a jornada de trabalho
Hoje em dia a grande maioria dos trabalhos podem ser feitos em jornadas que sejam um pouco diferentes daquelas que acabaram se tornando tradicionais e padrão. E mudar estes horários podem acabar fazendo com que os funcionários trabalhem de uma forma mais efetiva. Um exemplo é a semana de 4 dias de trabalho, que têm se mostrado uma experiencia muito interessante em diversos países. Mas também é possível fazer mudanças menos drásticas como horários um pouco mais flexíveis no dia a dia.
Reconheça resultados positivos
É fundamental que os gestores mantenham programas e benefícios frequentes de reconhecimento de resultados positivos, tanto individuais como coletivos. Mas é importante que isso não caia em programas que acabam se tornando apenas uma rotina enfadonhas que não possui diferença nenhuma na prática, como alguns “funcionários do mês”. Muitas vezes um bom elogio ao grupo em dia comum acaba tendo um efeito muito mais interessante do que uma foto na parede e um chocolate de recompensa.
Trate o período de descanso com o devido respeito
É muito comum que as empresas tratem os períodos de descanso dos trabalhadores com o devido respeito que ele merece, e não como um prêmio. Ele é considerado fundamental para que as pessoas consigam entregar um trabalho de mais qualidade por um longo período de tempo. Folgas, férias e licenças devem ser tratadas como uma política do negócio, inclusive com os funcionários tendo a oportunidade de programar para que ele consiga fazer uma viagem, por exemplo, nas férias, ao invés de acabar ficando sabendo semanas antes.
Crie um ambiente seguro e acolhedor
É fundamental que o ambiente de trabalho garanta que as pessoas possam ser quem elas realmente são, independente de gênero, raça e religião. Um exemplo é criar canais anônimos de denúncia para casos de assédio, tratando os casos com a devida seriedade. Também é importante que a empresa tenha diversidade nas posições de liderança.
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