Topo

Educação financeira: 6 dicas para conseguir falar sobre o assunto com as crianças

Confira algumas dicas para começar a tratar do assunto de dinheiro desde cedo com os pequenos.
Publicidade
Comente

Educação financeira pode ser considerado como um dos muitos problemas que os brasileiros acabam tendo em relação a educação de uma forma geral. Assim como outras áreas que são consideradas muito importantes para a formação das pessoas de uma forma geral, o Brasil está muito atrás nas pesquisas que são feitas em relação a forma como a educação financeira acontece.

Educação financeira: 6 dicas para conseguir falar sobre o assunto com as crianças

Em um importante ranking internacional que mede a forma como os países tratam a educação financeira para a formação dos seus cidadãos, o Brasil está em 74º lugar, ficando atrás de países mais pobres como Madagascar, Togo e Zimbábue. Já uma outra pesquisa feita indica que metade dos adultos do país simplesmente não sabem como planejar suas finanças para os próximos anos.

Muitos especialistas entendem que a educação financeira deve fazer parte do currículo de formação dos jovens. Quanto mais cedo as crianças entenderem e aprenderem o valor do dinheiro e a controlar seus impulsos em um mundo capitalista, maior será a chance de que eles se tornem adultos responsáveis.

Publicidade

Confira algumas dicas para conseguir começar a falar sobre educação financeira com os pequenos:

Não mime as crianças

Antes de mais nada, é muito importante entender que as crianças acabam aprendendo muito mais com os exemplos do que com as instruções, especialmente coisas do cotidiano. Por isso, nada melhor para ensinar as crianças o valor do dinheiro quando do que realmente ensinar na prática, evitando comprar tudo o que elas pedem e sempre fazendo com que elas consigam entender o valor de cada coisa que elas ganham.

Utilize a mesada para fins educativos

A mesada é realmente um mecanismo muito interessante para fazer com que os pequenos entendam o valor do dinheiro. Mas, diferentemente de como grande parte dos pais acabam fazendo, a mesada não deve ser utilizada como prêmio, mas sim como uma forma de garantir que as crianças tenham uma certa responsabilidade com o dinheiro que ela ganha. Inclusive ela precisa saber bem o que ela pode e o que ela não pode comprar com este dinheiro.

Comece a trabalhar com algumas metas

Publicidade

A mesada, que é um fluxo contínuo de dinheiro que vai parar na carteira das crianças, pode ser uma ferramenta interessante que permite com que os adultos comecem a trabalhar com metas para um prazo um pouco maior do que o “agora”. Os pais podem ensinar as crianças o quanto elas devem economizar para comprar algum item que elas querem muito, ou ainda para fazer um determinado passeio que vai acontecer em um período futuro.

Ensine sobre juros e rendimentos

As crianças também podem aprender rapidamente o conceito de juros e rendimentos, o que pode acabar fazendo com que elas tenham o hábito de começar a investir muito cedo. Por exemplo, os pais podem combinar que, caso eles consigam guardar uma parte da sua mesada, no outro mês ele vai ganhar um dinheiro em cima do valor que foi separado. Assim, o cérebro dos pequenos vai sendo condicionado a entender as vantagens de separar uma determinada quantia de dinheiro todos os meses.

Organize as finanças da casa com a participação dos pequenos

Como dissemos anteriormente, as crianças acabam aprendendo muito mais com os exemplos do que com os ensinamentos via regras e teorias. Por isso, nada melhor do que os pais aproveitarem para, caso isso não tenha sido feito, organizar as finanças da família. Mas é importante que elas participem do processo, até mesmo para que elas comecem a entender melhor como este tipo de organização pode ser benéfica.

Ensine durante as compras do dia a dia

Um bom momento de ensinar as crianças o real poder do dinheiro e também ensinar alguns conceitos interessantes de educação financeira é a hora da compra. Por isso, levar os pequenos para o supermercado e ensinar como os adultos decidem o que pode e o que não pode ser levado é uma boa estratégia. Também é importante fazer com que  as crianças entendam os valores dos produtos e os benefícios de aproveitar as promoções.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: