Topo

5 dicas para não piorar o ciúme que o filho tem do irmão mais novo

As melhores dicas para pais de primeira viagem, você confere sempre aqui, no Click Grátis! 5 dicas para não piorar o ciúme que o filho tem do irmão mais novo
Publicidade
Comente

Quando o casal tem seu primeiro filho, passa por uma grande transformação, afinal, a descoberta da paternidade é algo muito intenso que muda realmente a vida de uma família.

Mas a fase de ter um bebê em casa passa muito rápido e logo o casal sente falta de ter um bebê em casa, pelo que muitos pensam até mesmo em dar um irmãozinho para que o primeiro filho não tenha uma infância solitária.

Só que nem sempre o primogênito está preparado para deixar de ser o centro das atenções e dividir espaço com mais um membro da família, o que poode transformar essa nova fase em algo ruim e até mesmo traumática por causa do ciúme.

Publicidade

Por isso separamos algumas dicas para evitar que essa situação tão delicada não se torne um pesadelo para família, mas sim algo bom para que todos vivam em harmonia e prazer no lar.

Atitudes para não piorar o ciúme do filho em relação ao irmão mais novo

Divida atenções

Por mais que seja cansativo, os pais não podem deixar a criança mais velha de lado e dar total atenção ao mais novo, é necessário dividir as atenções. Dessa forma o irmão mais velho não sentirá necessidade de chamar atenção se comportando mal.

Envolva o filho mais velho nas atividades

Publicidade

Para dar atenção aos dois filhos ao mesmo tempo sem se cansar muito, a dica é envolver o filho mais velho nos cuidados com o mais novo, é claro que deve respeitando as limitações da idade da criança.

Quando for trocar a fralda do bebê, por exemplo, peça ajuda, pedindo para que ele pegue uma nova fralda, o talco ou que fique por perto conversando com o bebê, dessa forma ele vai se sentir importante e ajudar nos cuidados com seu irmãozinho.

Elogie sempre

Procure não desprezar as atitudes do filho mais velho, sempre elogie quando ele fizer algo bom e quando não fizer incentive para que ele possa fazer melhor da próxima vez. Ao perceber que ele ajudou ou tratou bem o irmão mais novo, elogie, dê um abraço e diga a importância dele na vida do irmãozinho, que ele logo poderá brincar com ele e serão grandes amigos.

Leia também:

Tenha calma

Por mais que ter dois filhos seja uma tarefa por vezes estressante, procure não se exaltar quando o filho mais velho fizer alguma algo inapropriada, pois quanto mais atenção negativa você der ao que ele fez, mais ele irá repetir a ação para poder chamar sua atenção para ele.

Quando perceber que ele está se comportando mal, respire fundo e tente agir com naturalidade, sem dar muita atenção, assim ele irá perceber que essa não é a melhor forma de ganhar destaque, percebendo que se agir melhor e ficar mais próximo do irmão ele terá mais atenção dos pais.

Tenha dialogo

Não subestime o filho mais velho acreditando que ele não entende do assunto, pare e converse com ele sobre ter um irmão mais novo e pergunte o que ele sente a respeito.

Não se esqueça de dizer o quanto ele é amado pelos pais e que a casa e o coração dos pais possui espaço suficiente para mais um filho e que ele não está sendo substituído, pois cada um possui um papel importante na família, da mesma forma que o pai, a mãe, o avô e avó.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: