Topo

Saiba como dirigir com segurança na chuva

Comente

A direção, por si só, é considerada uma atividade perigosa e que leva a uma série de riscos não apenas para quem está pilotando, mas também para quem está no carro como passageiro e também para os pedestres. E os riscos costumam ser ainda maiores quando estamos falando da direção que acontece em dias de chuva.

Por mais que os motoristas sejam treinados para enfrentar diferentes condições de tempo quando estão tentando tirar a sua licença, muitos parecem simplesmente esquecer as recomendações mais básicas de segurança em dias molhados. Mas os números de acidentes costumam ser maiores, por isso todo o cuidado é pouco.

Saiba como dirigir com segurança na chuva

Confira algumas dicas para dirigir com segurança em dias de chuva.

Mantenha sempre distância

Veja também:

Essa pode ser considerada como uma das regras mais importantes, que deveria valer não apenas para dias de chuva, como para os dias secos também. Mas, com a pista molhada, a distância acaba sendo ainda mais importante para que os motoristas consigam ter tempo de reação, caso aconteça alguma coisa. O ideal é manter sempre uma distância de 10 metros para o carro da frente.

Cuidado com a aquaplanagem

Com a pista molhada, os pneus perdem aderência em relação ao asfalto, e isso faz com que o veículo derrape. Para evitar o problema, é fundamental que os freios dos carros estejam sempre em condições e revisados. Quando o carro perde contato com solo, o motorista deve manter as duas mãos no volante, tirar o pé do acelerador e não pisar nos freios, nem virar a direção.

Utilize o farol baixo

O farol baixo já se tornou lei nas estradas brasileiras, e não é por acaso. Eles ajudam a melhorar as condições de visibilidade da estrada como um todo, e a regra se torna ainda mais efetiva especialmente nos dias de chuva.

Ligue os desembaçadores

Algo que costuma atrapalhar bastante a visão em dias de chuva é quando as janelas ficam embaçadas. Por isso é importante que o carro esteja sempre com os desembaçadores funcionando. Se o seu veículo não tiver ar-condicionado, acione o sistema de ventilação ou deixe uma abertura na janela para que o ar circule.

Evite as ultrapassagens

Mesmo naqueles locais onde são permitidas as ultrapassagens, é muito importante ter o dobro de cuidado na hora de realizar o movimento. Tenha plena certeza de que é possível ultrapassar o veículo à frente com total segurança antes de tomar essa atitude.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: