Topo

Por que algumas pessoas não comem carne durante a quaresma?

Comente

A quaresma é um período estipulado entre dois importantes feriados no Brasil: o carnaval e a páscoa. Este é um assunto que costuma ser tratado mais dentro dos ambientes católicos, como as igrejas ou nas famílias onde essa religião predomina. Mas isso não significa que outras pessoas não saibam da sua existência, até mesmo pela forte influencia que o catolicismo ainda exerce sobre todos.

O nome quaresma se refere ao período de quarenta dias que começa na chamada quarta-feira de cinzas, depois da terça-feira de carnaval, e termina no domingo de páscoa, descontando os domingos. E durante este período, um comportamento bastante comum entre muitas pessoas é não consumir qualquer tipo de carne.

Por que algumas pessoas não comem carne durante a quaresma?

Os motivos estão diretamente relacionados a própria existência da quaresma, que foi criada justamente como um período de penitencias que antecedem a Páscoa, que represente o renascimento de cristo, uma das bases da igreja católica. Este é um comportamento que foi registrado durante diversos períodos da história.

Veja também:

O período da quaresma em sí foi definido pelo calendário católico no século 4. A duração foi definida através de diversas passagens da bíblia. Entre as mais significativas, está o intervalo de tempo em que Jesus permaneceu no deserto, a duração do dilúvio que inundou a Terra, a quantidade de dias que demorou a jornada dos israelitas que partiram do Egito com destino à Terra Prometida, etc.

O jejum de carne que pode ser visto nos dias de hoje como comportamento adotado por muitos católicos, geralmente a carne vermelha, acaba tendo como origens algumas medidas que eram mais radicais antigamente. Durante o século 5, por exemplo, as pessoas tinham que parar de comer a carne de qualquer tipo de animal durante a quaresma. Além disso, os mais devotos também evitavam frutos com cascas duras e ovos. Existiam até mesmo os jejuns, que poderiam durar mais de 24 horas e que geralmente eram feitos na sexta-feira santa.

Mas, os dias de hoje, o que acaba sendo realmente mais comum é não comer qualquer tipo de carne vermelha durante a sexta-feira santa, dia em que os católicos relembram a morte de cristo e que, no Brasil e em diversos países do mundo, é feriado. A data acabou se tornando uma das mais importantes para quem trabalha com a venda de peixes e outros frutos do mar.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: