Topo

Por que a Terra gira?

Comente

Diariamente sentimos os efeitos da rotação na Terra. E o nascer do sol mostra que o universo está em um movimento constante, desde que o planeta se formou até o final dos tempos.

Os planetas do sistema solar se formaram a partir de um disco de gás e poeira, que por menores que fossem, contavam com um movimento desordenado e começaram a se juntar para dar origem aos planetas que conhecemos.

Por que a Terra gira?

O material se concentrava e os futuros planetas surgiam, rochas espaciais se colidiam com planetas em movimento gerando forças que o faziam girar, e a maior parte do material que existe no início do sistema solar se movia ao redor do sol em uma mesma direção, fazendo com que colisões fossem semelhantes, por isto a maioria dos planetas formados giravam de uma mesma forma no futuro.

O começo dos giros

Veja também:

Por qual motivo que este disco de gás e poeira girava ao redor do sol. O sistema começou a sua formação quando uma nuvem de poeira e gás entrou em colapso em sua própria massa. Grande parte do gás se tornou o que conhecemos como sol, mas a poeira se manteve ao redor dele como um gigantesco disco.

As partículas se moviam em direções distintas, mas em um certo ponto os elementos maiores começaram a se formar determinando uma direção de rotação mais específica, fazendo com que a velocidade de rotação aumentasse da mesma forma que um patinador que recolhe os braços quando quer aumentar a velocidade de seu movimento.

Quando algo começa a se mover dificilmente será impedido no espaço, mesmo assim alguns planetas possuem uma rotação diferente dos demais e cientistas contam com algumas explicações para isto.

Planetas que giram em sentido oposto

O planeta vênus gira de forma oposta á Terra, alguns pesquisadores acreditam que uma grande colisão acabou invertendo o sentido de rotação, outra teoria porém aponta que com o tempo, o rebote gravitacional do sol nas nuvens do planeta, combinado com a fricção do núcleo e o manto, fez a direção de rotação se alterar.

Urano por sua vez, além de girar ao contrário, ficou com seu eixo de rotação inclinado por 90 graus. Sua causa provável foi o choque de um grande objeto com o planeta em algum momento de sua existência.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: