Cada vez mais este é um procedimento que vem sendo utilizado como uma alternativa efetiva para quem busca, através do emagrecimento mais saúde e qualidade de vida. A partir disto, os procedimentos que grampeiam ou retiram parte do estômago são bastante seguros, e cada vez mais ganham adeptos.
Há uma tendência de que a porcentagem aumente cada vez mais, já que a população cada vez mais está informada sobre a cirurgia, e deve aumentar a necessidade do procedimento. A parcela importante dos pacientes acaba desconhecendo as alterações pós operatórias que poderão surgir.
Os mitos e verdades da Cirurgia Bariátrica
Qualquer pessoa obesa pode passar por uma cirurgia bariátrica
Saiba que as pessoas autorizadas a realizar a cirurgia deverão ter idade superior a 16 anos e menos de 65 anos de idade. Além disto, é necessário apresentar um IMC de 35kg/m², associado a comorbidades, doenças que são aliadas á obesidade e poderão levar a morte, ou pessoas com imc acima de 40 kg/m² mesmo sem as comorbidades. Portanto aqui temos um grande mito.
A cirurgia deverá ser coberta por todos os meios de saúde.
É verdade, os planos de saúde e o SUS são obrigados a cobrir a realização de cirurgia bariátrica. Desde que as pessoas se enquadrem dentro de requisitos do conselho federal de Medicina. Para o caso de cirurgias reparadoras, apenas a plástica de abdômen possui cobertura.
A cirurgia bariátrica é mais arriscada do que outros procedimentos.
Isto é um grande mito, os riscos de complicações durante a cirurgia bariátrica como um problema cardíaco são iguais aos de qualquer outro procedimento cirúrgico. No procedimento pós operatório, as complicações leves e graves ocorrem somente em 4% dos casos.
Não há contraindicações para a cirurgia
Este também é um grande mito, existe contraindicação para os portadores de doenças psiquiátricas que impeçam a adesão do tratamento pós cirúrgico, bem como usuários de drogas e alcoólatras, pacientes que sofrem de compulsão alimentar e doentes cardíacos em estágio mais avançado.
Posso engordar novamente após a cirurgia bariátrica?
Sim, isto é verdade caso o paciente não modifique seu estilo de vida, a sua relação com a comida corre o risco de voltar ao peso anterior ou ainda engordar mais. Ao passar o tempo, se ele continuar com o hábito alimentar errado, o pedaço do intestino começa a absorver mais para compensar a falta de espaço do estômago.
Comentários (0) Postar um Comentário