Topo

Noite Feliz: A história por trás de uma das músicas mais clássicas de natal

Comente

Noite Feliz pode ser considerada como uma das músicas mais famosas no período de nata. As pessoas podem viajar para algumas centenas de países e acabar escutando a canção, e vai acabar reconhecendo a música, mesmo que as pessoas não consigam reconhecer a letra como um todo.

A canção foi criada a partir de um poema escrito pelo padre austríaco Joseph Mohr. O próprio clérigo decidiu musica o seu poema, e para isso pediu a ajuda para o seu amigo organista Franz Xaver Gruber. Dessa forma nascia a canção natalina que originalmente foi batizada como Stille Nacht, heilige Nacht.

Noite Feliz: A história por trás de uma das músicas mais clássicas de natal

A primeira vez que a canção acabou sendo reproduzida para um grande publico foi durante o serviço da igreja de São Nicolau em Oberndorf bei Salzburg, na Áustria na noite do dia 24 de dezembro de 1818.

Veja também:

O poema foi criado em um período difícil para Salzburgo. O então principado eclesiástico independente sofreu diversas ocupações durante as Guerras Napoleônicas. Os conflitos trouxeram caos e fome - em especial no Ano Sem Verão de 1816, quando temperaturas extremamente baixas destruíram plantações na Europa e América do Norte.

Naquele mesmo ano, Salzburgo perdeu sua independência e foi incorporada à Áustria. "As palavras deste cântico foram escritas nestas circunstâncias. Elas expressam uma ânsia por redenção e paz", explica à BBC News Brasil Peter Husty, curador da exposição Silent Night 200 - The Story. The Message. The Present ("Noite Feliz 200 - A História. A Mensagem. O Presente", em tradução livre), no Museu de Salzburgo.

A música acabou “viralizando” de uma forma muito rápida para os padrões da épica. A música começou a se espalhar através de um manuscrito criado pelos autores para as pessoas da região. Um construtor de órgão chamado Carl Mauracher acabou sendo o responsável por tirar a música apenas daquele ciclo e levar para um vale em Tirol, onde passou a ser cantada por corais. E dali a música se espalhou pela Alemanha, Europa e Estados Unidos como um todo.

Hoje em dia a canção pode ser encontrada traduzida para mais de 300 idiomas diferentes. É claro que essas adaptações acabaram criando traduções estranhas, começando pelo próprio português. Apesar de ser chamada de Noite Feliz, a tradução literal do titulo deveria ser Noite Silenciosa.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: