Topo

Descubra como acabar com a procrastinação nos estudos para concursos

Comente

A procrastinação pode ser considerada como um dos principais problemas enfrentados pelas pessoas que estão estudando passar em concursos públicos. Afinal de contas, existe um problema que está justamente nos cronogramas que acabam não sendo definidos de uma forma concreta, como acontece quando a pessoa está estudando para uma determinada prova, por exemplo.

Basicamente o significado de procrastinar é acabar deixando para um outro momento algo que pode ou que deve ser feito neste momento. E quando as pessoas acabam não conseguindo focar sua atenção completa nos estudos, acabam simplesmente deixando de estudar.

Diversas pesquisas já foram feitas sobre a procrastinação nos mais variados âmbitos, mas isso é algo que pode estar presente inclusive na genética da pessoa, o que acaba exigindo que ela tenha que se esforçar para mudar os seus comportamentos e suas atitudes no dia a dia. Basicamente está em uma dificuldade que determinadas pessoas possuem em pensar no futuro, vivendo somente um dia de cada vez.

Descubra como acabar com a procrastinação nos estudos para concursos

Veja também:

Confira algumas dicas para melhorar os estudos para concursos:

Identifique os motivos

O primeiro passo para conseguir resolver os problemas relacionados a procrastinação é conseguir entender quais seriam os motivos que levam a este ponto. É preciso saber se a pessoa está cansada, com sono ou que simplesmente não consegue focar em uma determinada atividade.

Liste suas prioridades

Métodos de organização costumam ser eficientes para resolver problemas de organização e de foco.  Por isso, é recomendado que as pessoas façam uma lista das suas principais atividades, especialmente aquelas que devem ser feitas ao longo dos dias. De posse dessa lista as pessoas poderão entender melhor, de fato, quais seriam suas prioridades e como ordená-las da melhor forma.

Trabalhe com gestão do tempo

O tempo é considerado fundamental nos dias de hoje, especialmente para as pessoas que estão se preparando para um determinado concurso e precisam estudar uma grande quantidade de conteúdo. Pegando este aspecto, uma grande ferramenta de gestão de tempo é o Método Pomodoro Funciona assim: você programa um timer para trabalhar e focar em uma tarefa – e APENAS nela – durante 25 minutos. Tenha o maior foco possível. Após esse tempo, o alarme toca e você tem 5 minutos de descanso. Retome o processo e, depois de 4 rodadas, você pode aumentar o descanso para 10 minutos ou meia hora.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: