Topo

Conheça algumas curiosidades sobre as impressões digitais

Comente

As impressões digitais acabaram se tornando a base de todo um sistema de identificação criado pela humanidade. Basicamente ela se apoia no fato de que não existe nenhuma pessoa na face da Terra que nasça com o mesmo padrão de marcas nas pontas dos dedos das mãos, nem mesmo irmãos gêmeos. Por isso, elas acabaram sendo utilizadas nos documentos e cadastros oficiais, e nos dias de hoje se tornaram ainda mais populares com as tecnologias de biometria. 

Conheça algumas curiosidades sobre as impressões digitais

Confira algumas curiosidades sobre essa importante caraterístico humano:

Elas se formam durante a gestação

De acordo com os médicos e pesquisadores que acompanham o processo de gestação dos humanos, as impressões digitais começam a se formar durante os seis primeiros meses de gravidez. As linhas dos dedos vão se marcando a partir da pressão feita pelo bebê sobre o que o rodeia. 

Existem pessoas sem impressões digitais

Veja também:

Elas são conhecidas como adermatoglifia, e é considerado como uma característica genética. Essas pessoas acabam sendo classificadas como uma doença e que pode até mesmo impedir que elas façam coisas como viajar para outro país, por exemplo. 

Padrões comuns

Mesmo que não existe um conjunto de padrões que possam ser considerados como iguais em impressões digitais de pessoas diferentes, existem alguns formatos que acabam se repetindo mais vezes. Um estudo realizado detectou, por exemplo, que o formato das alças acaba se tornando mais comuns nos homens, que são caracterizados pelos traços das marcas apontado na direção do dedo mindinho. 

Outros animais também possuem

Mesmo sendo considerado como uma característica forte e marcante dos humanos, isso não significa que elas não possam ser encontradas em outros animais da natureza. Dentre os mamíferos que possuem impressões digitais estão os macacos e também os coalas. 

Digital mais antiga

As impressões digitais acabam ficando marcadas nos mais variados objetos, não é a toa que acabou se tornando como um dos principais elementos procurados durante os processos de investigações, por exemplo. No ano de 2016, um grupo de arqueólogos encontrou aquela que é considerada como a impressão digital mais antiga do mundo, com mais de 1 mil anos. Ela estava no norte do Kuwait, em um pedaço de cerâmica quebrada. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: