Topo

Confira algumas curiosidades sobre os insetos

Comente

O mundo é tomado por insetos das mais variadas espécie. Existem mais insetos no planeta do que seres humanos. E eles podem acabar sendo considerados como os piores pesadelos de uma boa quantidade dessas pessoas. Em contrapartida, eles são considerados fundamentais para o equilíbrio do planeta.

Confira algumas curiosidades sobre os insetos

Confira algumas características dos insetos:

Besouros estão entre os melhores

Os insetos são considerados muito bem-sucedidos entre todas as espécies vivas no planeta. E um dos mais bem sucedidos é o besouro. De acordo com uma série de pesquisas feitas, eles acabam representando cerca de 40% de toda a quantidade de insetos que existem no mundo. São mais de 380 mil espécies.

Estão em todos os continentes

Veja também:

Os insetos estão presentes em todos os continentes. Até mesmo na Antártida, o continente gelado. Cientistas encontraram uma única espécie de inseto que conseguiu se adaptar para sobreviver no gelo, chamado de Belgica antarctica. Ele realmente é bem pequeno, tendo entre 2 e 5 milímetros.

Não sobrevivem na água

O local ideal para as pessoas que realmente destam os insetos é a água. Este é o único local do planeta que eles não conseguem sobreviver. Não se sabe ao certo o porquê, mas acredita-se que não haja insetos nos oceanos em virtude de o ambiente não ser favorável, principalmente pela falta de recursos e plantas para a alimentação.

Inseto de 1 metro

As pessoas que acabam tendo um verdadeiro pavor quando enxergam a barata voadora se aproximando então não poderiam realmente ter vivido no planeta Terra há 250 milhões de anos atrás. Pesquisadores encontraram um fóssil datando desta época, daquele que é considerado como o maior inseto já encontrado. Chamado de Meganeuropsis, ele era um tipo de uma libélula que deve ter medido quase 1 metro de comprimento. Eles eram tão grandes que se alimentavam de pequenos anfíbios.

Visão incrível

Nem sempre é fácil capturar um inseto. Muitas vezes as pessoas ficam algum tempo tentando matar aquela mosca que parece simplesmente não parar quieta nunca. E isso se dá especialmente pela grande capacidade de visão que muitos insetos possuem. Alguns deles contam com a capacidade de ver em 360 graus, por isso estão sempre atentos a tudo o que acontece ao seu redor. Essa capacidade se dá principalmente pela composição dos olhos, que geralmente são formados por diversas unidades individuais, chamadas de omatídeos. Alguns insetos chegam a ter 30 mil desses.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: