Topo

Confira algumas curiosidades sobre a mandioca

Comente

A mandioca se tornou um dos alimentos mais importantes e presentes no dia a dia da alimentação das famílias brasileiras. Ela pode ser utilizada das mais variadas formas, e muitas vezes acaba se tornando o principal componente de determinados ingredientes utilizados nas receitas que muitos nem sabem vir da mandioca. 

De acordo com os especialistas, a mandioca que comemos nos dias de hoje no Brasil é genuinamente nacional, advinda da Amazônia. Hoje em dia o alimento não é consumido apenas por aqui, podendo ser encontrada em praticamente todos os continentes. 

Confira algumas curiosidades sobre a mandioca

Confira algumas curiosidades interessantes sobre a mandioca:

Diversos tipos de mandioca

Veja também:

Apesar das mandiocas serem muito parecidas por aqui, não existe apenas um tipo. De acordo com as informações levantadas pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), existem cerca de 250 variedades diferentes da raiz. Elas recebem classificações diferentes de acordo com a quantidade de ácido cianídrico nas mesmas. 

Lenda

Assim como boa parte dos elementos naturais que podem ser encontrados na Amazônia, a mandioca também possui uma lenda. De acordo com as histórias que são contadas sobre a raiz, uma índia chamada Maní morreu ainda bebê e acabou sendo enterrada em sua oca. Da sua sepultura teria brotado a planta.

Bom para os ossos

A mandioca é um alimento realmente bastante interessante para o organismo de uma forma como um todo, trazendo uma série de nutrientes. Um deles é o fato dela fazer bem para os ossos, uma vez que conta com uma grande quantidade de fibras, potássio, cálcio e ferro. A mandioca também conta com uma grande quantidade de colágeno e de vitamina K. 

Base da tapioca

A tapioca acabou se tornando um alimento muito popular em diversas regiões do Brasil nos últimos anos, especialmente por ser considerada saudável e poder se preparada de uma forma muito simples e fácil. Pois a base da tapioca acaba sendo justamente a mandioca. Mais precisamente, a tapioca é feita a partir de uma goma que é extraída da mandioca. 

Calórica

Apesar de trazer uma série de benefícios para o organismo, as pessoas devem ter um certo cuidado ao consumi-la, especialmente para quem precisa controlar o peso. Isso porque ela conta com uma grande quantidade de calorias. Portanto, é uma excelente fonte de energia, mas lembre-se que essa energia precisa ser colocada para fora. 
 




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: