Topo

Confira algumas curiosidades sobre a força da gravidade

Comente

Todo o conhecimento que as pessoas possuem, nos dias de hoje, sobre a gravidade acaba sendo de fundamental importância, não apenas para o desenvolvimento dos mais diversos âmbitos científicos, como também para a consolidação do desenvolvimento dos humanos quanto sociedade. Mas nem sempre a gravidade esteve no centro do universo.

Confira algumas curiosidades sobre a força da gravidade

Confira algumas curiosidades sobre essa que pode ser considerada como uma das quatro forças fundamentais da natureza:

Centro de tudo

Antes de se ter o conhecimento que se possui sobre a gravidade, os humanos acreditavam em uma coisa: que a Terra era o centro do universo. Neste ponto já existia o consenso de que o universo era formado por outros elementos, mas que tudo girava ao redor do nosso planeta. É justamente por conta deste movimento é que se explicava o fato das coisas caírem sempre em direção ao solo.

Cores das chamas

Veja também:

A força da gravidade afeta basicamente tudo o que acontece em nosso planeta, sendo que algumas coisas seriam completamente diferentes se ela não existisse. E alguns destes elementos são bem distantes do que se espera que seria alterado. Por exemplo, quando estamos em um ambiente sem gravidade, as chamas das velas não são amareladas e alongadas, e sim arredondadas e azuis.

Mais esféricos

Não são apenas as chamas que acabam apresentando uma forma mais arredondada em um ambiente sem gravidade. Quando os astronautas ficam muito tempo em um ambiente sem gravidade, eles acabam ficando com uma forma mais esférica, de um modo geral. Além disso, as pessoas também costumam perder massa muscular quando ficam muito tempo em ambientes com microgravidade.

Não existe gravidade zero

De fato, quando analisamos apenas as questões técnicas, não é possível afirmar que dois corpos estão em um ambiente que esteja completamente livre de gravidade. Isso acontece basicamente porque os próprios corpos acabam gerando gravidade em torno de si. Portanto, quando dois astronautas estão em um ambiente sem gravidade, seus corpos acabam gerando uma certa influencia gravitacional um no outro.

Menos intensa

Cientistas e pesquisadores encontraram algumas áreas no Planeta Terra onde as forças da gravidade acabam sendo bem menores do que em outros locais. Algumas partes do Canadá, mais precisamente nas áreas da Baía de Hudson, a gravidade acaba sendo menos intensa, e ninguém sabe ainda os motivos que fazem com que a gravidade não tenha a mesma força ali.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: