Topo

Como produzir cheiro de chuva ou de terra molhada?

Uma curiosidade bastante interessante, entenda como ocorre este processo químico e sua importância para a natureza.
Publicidade
Comente

Existem alguns aromas que mentalmente pensamos e acabamos até sentindo. Muitos dizem que os aromas preferidos das pessoas são os de café fresco, outros talco de bebê, e uma parcela de pessoas de algum perfume. Existe porém uma unanimidade entre os prazeres olfativos, o aroma de terra molhada.

Como produzir cheiro de chuva ou de terra molhada?

Este é um aroma que remete á nossa infância quando brincávamos na casa de um de nossos avós e corríamos para nos esconder da chuva. Após a tempestade vem aquele agradável, interessante e característico aroma de chuva. Mas como é produzido este aroma?

O aroma de chuva possui um nome próprio e bem estranho

Alguns cientistas nomeam este odor perfeito como petrichor, o que é a união das palavras gregas petra e ichor, de pedra e de líquido que corre na veia dos deuses. Eles ainda tentaram explicar como ele surge depois da chuva já que a mesma não possui cheiro algum por se tratar de água apenas.

Publicidade

Assim que as gotas de chuva atingem superfícies porosas elas acabam interceptando os minúsculos bolsões de ar, os bolsões acabam subindo para a atmosfera semelhante ao que acontece com as bolhas de um copo de champanhe. Assim que estouram, as bolhas liberam o aroma de chuva.

Ao estudar esta situação os pesquisadores testam muitas superfícies e diferentes intensidades de chuva. Dependendo da força da água e densidade do solo, o ar fica cheio de gotas aromáticas que são provenientes do chão em poucos segundos. O fenômeno ocorre tanto com o contato da chuva com a água como também com o solo.

A chuva pode ser perigosa?

Sim, de acordo com a mesma pesquisa, assim como os aromas sobem para a atmosfera com gotas de chuva que atingem o solo, alguns vírus e bactérias podem se espalhar da mesma forma. Eles querem entender quão perigoso isso poderá ser para a nossa saúde.

Publicidade

A maioria do cheiro de chuva e de terra molhada é proveniente de bactérias. Algumas elas são filamentosas e se desenvolvem no chão em condições de calor e umidade, assim que são perturbadas por alguma chuva se agarram as microbolhas que flutuam no ar quando as bolhas estouram liberam o aroma.

A mistura química ao atingir o solo ganha novos contrastes, liberando novos odores. Levando isto em conta, nem sempre a chuva possui um cheiro bom, quando o solo está muito seco ou carregado de matéria orgânica, seu odor poderá ser não agradável.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: