Topo

Como produzir cheiro de chuva ou de terra molhada?

Comente

Existem alguns aromas que mentalmente pensamos e acabamos até sentindo. Muitos dizem que os aromas preferidos das pessoas são os de café fresco, outros talco de bebê, e uma parcela de pessoas de algum perfume. Existe porém uma unanimidade entre os prazeres olfativos, o aroma de terra molhada.

Como produzir cheiro de chuva ou de terra molhada?

Este é um aroma que remete á nossa infância quando brincávamos na casa de um de nossos avós e corríamos para nos esconder da chuva. Após a tempestade vem aquele agradável, interessante e característico aroma de chuva. Mas como é produzido este aroma?

O aroma de chuva possui um nome próprio e bem estranho

Alguns cientistas nomeam este odor perfeito como petrichor, o que é a união das palavras gregas petra e ichor, de pedra e de líquido que corre na veia dos deuses. Eles ainda tentaram explicar como ele surge depois da chuva já que a mesma não possui cheiro algum por se tratar de água apenas.

Veja também:

Assim que as gotas de chuva atingem superfícies porosas elas acabam interceptando os minúsculos bolsões de ar, os bolsões acabam subindo para a atmosfera semelhante ao que acontece com as bolhas de um copo de champanhe. Assim que estouram, as bolhas liberam o aroma de chuva.

Ao estudar esta situação os pesquisadores testam muitas superfícies e diferentes intensidades de chuva. Dependendo da força da água e densidade do solo, o ar fica cheio de gotas aromáticas que são provenientes do chão em poucos segundos. O fenômeno ocorre tanto com o contato da chuva com a água como também com o solo.

A chuva pode ser perigosa?

Sim, de acordo com a mesma pesquisa, assim como os aromas sobem para a atmosfera com gotas de chuva que atingem o solo, alguns vírus e bactérias podem se espalhar da mesma forma. Eles querem entender quão perigoso isso poderá ser para a nossa saúde.

A maioria do cheiro de chuva e de terra molhada é proveniente de bactérias. Algumas elas são filamentosas e se desenvolvem no chão em condições de calor e umidade, assim que são perturbadas por alguma chuva se agarram as microbolhas que flutuam no ar quando as bolhas estouram liberam o aroma.

A mistura química ao atingir o solo ganha novos contrastes, liberando novos odores. Levando isto em conta, nem sempre a chuva possui um cheiro bom, quando o solo está muito seco ou carregado de matéria orgânica, seu odor poderá ser não agradável.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: