Topo

5 curiosidades sobre o dia da mentira

Comente

A data de 1º de abril é conhecido como o dia da mentira em muitos países da América e da Europa, mas você sabe o real motivo desta data?

Alguns tópicos abaixo apontam o significado e como surgiu o dia da mentira.

5 curiosidades sobre o dia da mentira

Saiba onde e como surgiu o dia da mentira

Alguns historiadores afirmam que o dia da mentira surgiu na França durante o reinado de Carlos IX, que ocorreu entre os anos de 1560 a até 1574. Até o começo do século XIV, o ano novo era celebrado na data de 25 de março, com o início da primavera e as comemorações iam até a data de primeiro de abril. Além disto, no ano de 1562 o papa Gregório XIII instaurou um calendário gregoriano, este que é praticado até hoje, com o começo do ano no dia 1º de janeiro.

Veja também:

Carlos IX por sua vez adotou apenas a data dois anos depois, e ainda assim muitos franceses ignoraram esta mudança. O apreço pela antiga data gerou piadas na época, com o termo de “bobos de abril”, os gozadores por sua vez começaram a enviar presentes estranhos e convites para festas que não ocorriam nesta data. A piada com o passar do ano se alastrou pela Europa e consequentemente pelo mundo.

Diversos nomes para o mesmo dia

No Brasil o dia 1º de abril é conhecido como o dia da mentira, já em outros países a nomenclatura é diferente. Nos Estados Unidos por exemplo, a data foi batizada de April fools day, que é o dia dos tolos de abril. Na Espanha é chamado de dia dos Enganos. Já na Itália e na França se chama de forma respectiva pesce d’aprile e poisson d’avril, apesar de nomes diferentes, o significado é o mesmo “peixe de abril”.

A chegada da data no Brasil

A primeira grande brincadeira aconteceu no dia 1º de abril de 1848. Nesta data um periódico chamado de “A Mentira”, foi lançado em Pernambuco e informou na data em questão que o imperador Dom Pedro II havia falecido. Esta era uma notícia falsa, e pegou muitas pessoas desprevenidas.

Sobre a plantação de macarrão

No ano de 1957 um programa da BBC exibiu uma falsa reportagem sobre uma suposta colheita de macarrão na Suíça, onde uma família aparece pegando a massa. A repercussão foi tão grande que muitas pessoas entraram em contato com a emissora para saber como plantar macarrão em casa.

O Orkut da zoeira

Em duas situações a rede social Orkut aderiu as brincadeiras de dia da mentira. Em 2008 o nome mudou para Yogurt por um dia, e em 2011 o nome foi Earkut.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: