As academias costumam ser ambientes nos quais as pessoas estão buscando por uma melhor qualidade de vida, que pode acabar surgindo tanto a partir de melhorias no seu quadro de saúde de uma forma geral como também a partir da conquista dos objetivos estéticos de cada um. Mas também é um ambiente que exige um certo cuidado, tanto de parte dos responsáveis como dos frequentadores.
Este sinal amarelo acendeu na última semana, quando a notícia de um incidente ocorrido em Juazeiro do Norte, no Ceará, acabou repercutindo no Brasil inteiro. Um homem chamado Regilaneo da Silva Inácio, de 42 anos, sofreu uma lesão grave na coluna durante o seu treino. O motivo foi a queda de um aparelho, que no momento tinha uma carga de cerca de 150 kg, e que atingiu diretamente suas costas. O episódio aconteceu dentro de uma academia no último dia 4 de agosto.
Entenda como foi o incidente
As imagens que foram registradas dentro da academia mostram que Regilaneo estava aguardando para utilizar um dos aparelhos que conta com um suporte elevado e que fica logo acima do local onde as pessoas precisam sentar para fazer o exercício com a carga de peso. Logo depois que ele senta, este suporte que deveria estar preso despenca, atingindo diretamente nas costas, mais especificamente na parte mais próxima da região do pescoço.
Logo na sequência, ao reparar o que tinha acontecido, diversos alunos da academia que estavam próximos socorrem para ajudar o homem, que deita no chão.
De acordo com as informações que foram divulgadas posteriormente, no momento da queda o aparelho tinha uma carga de peso que representava algo em torno de 150 kg.
Em vídeo gravado posteriormente, o homem afirmou que no momento do acidente sentiu “como se tivesse quebrado ao meio”. Ele afirmou que sentiu como se as penas não fizessem mais parte do corpo.
Quais foram as consequências do acidente?
Logo depois do acidente, a equipe da academia acionou o serviço de atendimento médico, que encaminhou o homem para o Hospital Santo Antonio, em Barbalha (CE). No local, foi encontrada uma lesão considerada gravíssima. A medula do homem foi atingida, com danos em ligamentos que fazem a comunicação com o cérebro. E, com isso, as chances que o homem consiga voltar a andar são mínimas.
Ele já foi submetido a uma cirurgia para estabilização da coluna e descompressão da medula no sábado (5). O procedimento correu bem, segundo os médicos.
O que diz a academia sobre o incidente?
A academia na qual o motorista estava treinando no momento do acidente afirmou que o episódio foi um acidente e que o aparelho estava em perfeito estado de funcionamento. O estabelecimento afirma que a máquina tinha sido comprada há menos de 60 dias. Eles afirmam também que fazem manutenções periódicas em todos os equipamentos.
A informação foi corroborada por um personal trainer que trabalha no local. “Esse aparelho é utilizado para fazer um agachamento, como qualquer outro. Mas, em vez de utilizar a barra para fazer o agachamento livre, você utiliza a máquina, que é uma máquina articulada. A máquina está em perfeito estado, está na academia, tem menos de 60 dias que foi comprada, é um modelo padrão da máquina. Infelizmente, foi um acidente que veio a acontecer.”, afirmou o profissional.
Dicas para prevenir acidentes em academias
- O aluno deve sempre solicitar a ajuda de um profissional no momento em que tiver que regular qualquer aparelho. O mesmo deve ser feito durante as mudanças de carga e os intervalos, ou a qualquer momento que e pessoa tenha qualquer dúvida;
- Nunca ficar sentado para descansar no aparelho, prefira bancos ou mesmo o chão ao lado dos equipamentos;
- Sempre verifique as condições da trava ao utilizar qualquer aparelho, e quando não sentir confiança, acione o personal;
- Retire sempre a carga de peso utilizado no aparelho ao finalizar os exercícios, para que outras pessoas não tenham que lidar com um peso que pode ser demais para ela;
- Evite utilizar o celular nos aparelhos, para evitar cometer erros por falta de atenção.
Comentários (0) Postar um Comentário