A tradicional marmita, durante muito tempo, foi uma palavra utilizada até mesmo como forma de marcar uma determinada atividade profissional de trabalhadores que ganhavam menos, já que eles tinham que levar a comida de casa, o que significava que as pessoas não tinham como fazer a sua refeição em restaurantes. Hoje em dia o conceito de marmita está muito mais distribuído entre as classes sociais e nem sempre é uma ferramenta adotada apenas pelos trabalhadores.
De uma forma geral, a marmita, que no Brasil também costuma ser chamada de quentinha, é basicamente uma porção de comida que é acondicionada em potes ou recipientes que permitem com que as pessoas consigam levar o alimento para outros locais e também que consigam aquecer os mesmos. Na maioria dos casos estes recipientes são feitos de plástico, vidro e afins.
Se tornou muito comum que as pessoas não apenas levem a sua marmita de casa, mas também compre marmitas de pessoas ou de empresas que preparam o alimento e oferecem para quem não pode ou não consegue fazer comida. Neste caso, as pessoas acabam comprando o conteúdo e o recipiente da comida de uma forma geral.
A marmita também pode acabar se tornando uma ferramenta muito interessante que permite com que as pessoas organizem a sua semana de uma forma mais prática. Isso acontece especialmente com quem trabalha e passa boa parte dos dias de semana fora e que precisam adiantar o serviço. Neste caso, as marmitas podem ser congeladas e as pessoas vão apenas pegando as porções de comida ao longo da semana.
Mas, para que a marmita não fique com uma comida muito velha, confira algumas dicas interessantes que ajudam a organizar a comida de uma forma mais interessante.
Evite as frituras
As frituras geralmente são alimentos que devem ser consumidos no momento do preparo. Com o passar das horas, depois que elas saem do óleo quente, elas acabam se tornando alimentos menos crocantes. Além disso, a quantidade de óleo utilizado pode acabar passando para o resto da comida, tornando tudo menos saudável. Portanto, para as marmitas que vão demorar para serem consumidas, pode ser interessante evitar este tipo de preparo.
Não congele marmitas que serão consumidas nos próximos dias
Congelar os alimentos pode ser interessante para manter as marmitas prontas para um número de dias. O problema é que os alimentos, quando são congelados de forma caseira, podem acabar perdendo boa parte das suas propriedades. Para as marmitas que serão consumidas em até dois dias depois do preparo, pode ser interessante acabar mantendo apenas na geladeira, mas sempre em recipientes muito bem fechados. Já as marmitas que vão ficar mais tempo esperando para serem consumidas, pode ser interessante congelar.
Não misture comidas quente se geladas no mesmo pote
Quando as pessoas montam a sua quentinha, é muito importante evitar misturar alimentos quente se gelados. É o caso das comidas preparadas de forma tradicional com as saladas, por exemplo. Nestes casos, pode ser mais interessante comprar os recipientes que tenham diferentes divisões para que essa mistura não aconteça. Mas o ideal é mesmo é manter um pote específico para saladas e alimentos frios e outro para a comida.
Não coloque molhos nas saladas
Existem muitas pessoas que acabam utilizando molhos que ajudam a consumir as folhas e os vegetais que normalmente fazem parte de uma salada. Mas, para as marmitas, estes molhos não devem ser colocados juntos no preparo. A partir do momento que o líquido ou o creme é colocado em folhas ou alimentos frescos, eles tendem a se tornar murchos e menos crocantes. Por isso, caso o molho realmente seja muito importante, pode ser interessante levar um outro ponte apenas para ele.
Evite os peixes
Os peixes são alimentos saudáveis muito interessantes para as refeições de uma forma geral. Mas, no caso das marmitas, nem sempre eles são considerados como as melhores escolhas. Por isso, pode ser interessante evitar este tipo de carne, pois os peixes estragam rapidamente, mesmo os congelados durante o processo de descongelamento. O ideal é deixar os peixes apenas para as refeições nas quais as pessoas podem consumir o alimento no momento em que ele for preparado.
Comentários (0) Postar um Comentário