Topo

Tosse seca nas crianças: saiba o que pode ser

Confira as principais causas deste tipo de sintoma nos pequenos.
Publicidade
Comente

A tosse é um sintoma que, mesmo estando presente de maneira recorrente na vida de muitas pessoas, sempre desperta uma atenção, especialmente quando ela se mantém durante um longo período de tempo. Ela pode significa realmente uma série de coisas, desde apenas uma reação do corpo a uma determinada condição externa, até doenças que podem ser consideradas mais graves.

Tosse seca nas crianças: saiba o que pode ser

Ela também pode acabar aparecendo das mais variadas formas, sendo que a tosse seca costuma ser a mais comum nas crianças. Este tipo de tosse também é chamado de tosse não reprodutiva e pode ser causada pelas mais variada situações externas e condições do corpo. Mas, de uma forma geral, elas costumam indicar quadros menos graves do que as tosses que possuem algum tipo de mucosa, que normalmente é chamado de catarro.

Nas crianças, a tosse seca costuma ser mais comum em virtude das suas próprias características físicas. De uma forma geral, elas costumam ter as vias áreas mais estreitas do que os adultos. Além disso, elas também possuem um sistema imunológico que ainda está se desenvolvendo, o que acaba tornando elas mais suscetíveis a infecções virais e bacterianas.

O que é a tosse?

Publicidade

De uma forma geral, podemos afirmar que a tosse sempre será considerada como um mecanismo de defesa que o próprio organismo acaba tendo com o objetivo eliminar das vias áreas elementos que representam algum tipo de ameaça para o corpo, como poeira, vírus e bactérias. Ela ocorre através da contração repentina e involuntária dos músculos do peito, que expulsa o ar dos pulmões com força.

Quando a tosse seca pode ser preocupante nas crianças?

Quando a tosse seca está diretamente relacionada a uma determinada condição considerada como passageira, os adultos sabem exatamente o que está acontecendo, podendo utilizar determinados medicamentos apenas para aliviar o sintoma e tratando o problema. Mas, em determinados casos, a tosse seca também pode acabar indicando o desenvolvimento de alguma doença considerada como mais grave.

Os adultos devem se preocupar especialmente quando essas crises de tosse persistirem por mais de três semanas. Neste caso, além de indicar um quadro persistente, a tosse por si só vai acabar causando uma série de desconfortos que vai atrapalhar a qualidade de vida dos pequenos de uma forma geral.

Publicidade

Se as crises de tosse seca estiverem acompanhadas de outros quadros, como falta de ar, dor no peito, vômito e febre alta.

Principais causas da tosse seca nas crianças

Asma

Essa é uma doença relativamente comum nas crianças, que quando não tratada de forma correta acaba tendendo a continuar na vida adulta. Ela é uma doença inflamatória das vias aéreas, que acomete o pulmão. Durante as crises de asma, os brônquios se inflamam e reduzem a passagem de ar, causando uma tosse seca.

Resfriado comum

Quando as crianças acabam tendo uma infecção viral mais simples, a tosse seca costuma aparecer como uma resposta do organismo. Como ela não está gerando o catarro, o tratamento deve ser apenas visando aliviar os sintomas, já que este tipo de resfriado costuma durar poucos dias.

Gripe

Diferentemente de um resfriado, a gripe já é um quadro mais grave, que exige alguns cuidados extras. Mas mesmo gripadas, muitas crianças também acabam não desenvolvendo a tosse com muco, ficando apenas na tosse seca. Novamente, o tratamento deve acabar sendo feito apenas visando aliviar os sintomas, a não ser que ela esteja sendo causada por uma variante mais potente do vírus Influenza.

Alergias respiratórias

As crianças costumam ter as mais variadas alergias, já que o seu sistema imunológico ainda está em desenvolvimento. Dentre os principais causadores das alergias estão elementos como mofo, poeira e pólen. Nestes casos, as crianças precisam fazer um tratamento com antialérgicos.

Refluxo gastroesofágico

Uma condição que acomete o sistema digestivo e que acontece a partir do retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, o que pode causar uma sensação de queimação no peito, além de tosse seca e dor de garganta.

Inalação de poluição ou fumaças

As crianças costumam ser muito mais sensíveis a estes elementos externos. Quando elas ficam em uma ambiente com uma concentração muito grande de poluição ou com a presença de fumaças, incluindo aquelas geradas pelo cigarro, pode ser que elas tenham uma determinada reação de tosse.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: