Topo

5 fatos estranhos sobre multidões

Comente

Existe um ditado bastante famoso que fiz o seguinte: “toda multidão é burra”. Muitos pesquisadores já pararam para tentar entender melhor o que realmente acontece quando estamos inseridos em um grupo com uma grande quantidade de seres parecidos como nós. É fato de que o comportamento de uma pessoa na multidão é diferente do comportamento de uma pessoa sozinha, e isso acontece com diferentes tipos de animais. 

5 fatos estranhos sobre multidões

Confira algumas curiosidades que os pesquisadores já descobriram sobre as multidões:

Multidões são inúteis em grandes crises

Quando as pessoas estão reunidas em multidões, existe uma grande chance de aquele grupo não conseguir encontrar a solução para um determinado problema ou para uma determinada crise. Dessa forma, a multidão tende a ficar dentro de uma zona de perigo.

Indivíduos mais burros

Veja também:

Os pesquisadores acreditam que as multidões e os grupos, de uma forma geral, acabam desenvolvendo uma inteligência própria. Mas elas acabam deixando os indivíduos mais burros. Especialmente quando este grupo está dentro de um grupo fechado, pois o dióxido de carbono reduz a capacidade de raciocínio das pessoas. 

Perigosas

Multidões tendem a se tornar perigosas quando identificam o perigo diante de um dos seus indivíduos. Por isso que, quando a polícia ataca um manifestante em um protesto, por exemplo, a multidão tende a responder com violência. 

Risco de morte aumentado

Andar e ficar no meio de uma multidão aumenta consideravelmente a chance dos indivíduos morrerem. E isso acontece em virtude da probabilidade de erros, que aumenta consideravelmente uma vez que as falhas tendem a acontecer de forma individual, mas afeta o grupo como um todo. Um exemplo aconteceu no ano de 2015, quando mais de 700 pessoas morreram durante uma peregrinação a Meca. A causa foi apenas um homem que caiu, e provocou um “engavetamento” de pessoas.

Memórias falsas

Grupos também podem acabar desenvolvendo a capacidade de criar memórias falsas. E isso pode acontecer até mesmo com uma nação inteira. E isso acontece quando uma mentira, com riqueza de detalhes, começa a passar entre os pequenos grupos até se tornar uma memória coletiva. 




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: