Topo

5 fatos estranhos sobre as mariposas

Comente

Muitas pessoas acham que mariposas são apenas aquele bicho nojento que entra em seu quarto e gera pânico generalizado na hora de dormir. Mas o que as pessoas não sabem é que estas parentes das borboletas são criaturas curiosas e possuem alguns segredos. Veja cinco curiosidades destes bichinhos bastante comuns que existem por aí.

5 fatos estranhos sobre as mariposas

As mariposas são animais que não comem

Este tipo de inseto se alimenta basicamente em sua forma larval. Ao chegar em idade adulta, a maioria das mariposas não precisa se alimentar, pois sua função nesta etapa da vida dura poucos dias e serve basicamente para acasalar e botar ovos. Algumas espécies por exemplo, nascem sem ter boca.

São animais que possuem o dom de se camuflar

Diversas espécies de mariposas são consideradas como verdadeiras ninjas, podem imitar desde as folhas e vespas a tarântulas e cocô de passarinho. Tudo isto elas podem fazer para sobreviver por mais tempo, até que encontre um parceiro ideal para que possa acasalar e colocar seus ovos.

As mariposas possuem senso de olfato, mesmo sem possuir narinas

Veja também:

As mariposas além de não terem boca, não possuem narizes, seu olfato é bastante apurado, e através das suas antenas, algumas mariposas sentem cheiro a até 10km de distância. Isto faz com que o macho da mariposa atlas por exemplo, encontre sua fêmea e a partir disto acasale e tenha filhotes.

As mariposas amam a cerveja

Esta situação pode parecer um pouco bizarra, mas é real. Especialistas dizem que mesmo sem consumir, se você misturar cervejas, açúcar mascavo e banana, pintando alguma árvore da região, durante a noite as mariposas irão certamente estar por ali ao invés de se reproduzindo em seus poucos dias de vida.

Existem muito mais espécies de mariposas do que de borboletas

Mesmo que sejam parentes das borboletas, existem pelo menos nove vezes mais espécies de mariposas comparadas com borboletas. Para que tenha ideia, são mais de 160 mil espécies desses animais voadores no mundo todo, algo que vai bem além das 17,5 mil espécies de borboletas conhecidas e catalogadas.

Estas são apenas algumas das curiosidade sobre as mariposas, por isto, ao ver este animal, não se apavore pois ele é basicamente inofensivo, e se aparecer em sua casa é por conta de excesso de luminosidade que as deixam confusa ou por estarem próximas de uma zona de procriação.




Comentários (2) Postar um Comentário

aaa comentou:

Seja o primeiro!


Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: