Topo

Menstruação escura: Saiba quais são as principais causas

Comente

A menstruação é um importante indicativo da saúde feminina. Elas aprendem desde cedo a lidar com suas características e periodicidade. Ela costuma ser a principal forma de controle que as mulheres acabam tendo em relação ao fato de estar grávida ou não. Mas a menstruação também pode apresentar mudanças de um dia para o outro.

Algo que geralmente preocupa as mulheres neste período é quando a menstruação desce com uma coloração diferente. Isso nem sempre indica que a pessoa esteia com algum problema de saúde. Mesmo assim, é sempre importante ficar atento a este tipo de mudança.

Tipos de menstruação

  • Dentre as principais cores da menstruação são:
  • Vermelho vivo: A menstruação atinge a cor vermelho vivo no segundo ou terceiro dia do fluxo. Esse sangue desce tão rápido que não tem tempo de escurecer dentro da vagina.
  • Sangue Rosa: Na verdade, a cor de sangue rosa costuma acontecer fora do ciclo menstrual. Isto se chama sangramento de escape, quando há uma mistura com a ovulação, este se torna vermelho clarinho ou rosa. Caso aconteça, procure um médico para investigar o motivo.
  • Menstruação cinza: O fluxo cinza pode indicar uma infecção, ainda mais, se estiver acompanhado de pedaços de tecidos. Procure um médico assim que puder!
  • Menstruação escura: No começo ou no final da menstruação pode ocorrer variações de cores entre o marrom escuro, o vermelho vivo e o preto. Isto é totalmente normal, não há do que se preocupar.
  • Borra de Café: Essa cor pode sinalizar falta de hormônio, uma possível gravidez ou até inflamações uterinas.

Menstruação escura: Saiba quais são as principais causas

Principais causas

A gravidez ainda pode ser considerada como uma das principais causas para a alteração da cor da menstruação. No começo da gestação, é muito comum que aconteçam sangramentos escuros, com uma tonalidade mais para o marrom, ou rosa. Isso é considerado normal. 

Endometriose

Veja também:

Essa é uma doença que pode deixar a menstruação mais escura. Ela é acompanhada de alguns outros sintomas, como dores intensas na região pélvica e prolongamento do período de menstruação. 

Doenças sexualmente transmissíveis

Algumas doenças que são sexualmente transmissíveis também podem acabar causando alteração na coloração da menstruação. Dentre as principais estão a gonorreia e também a clamídia, que são causadas por bactérias. Nestes casos, também é comum perceber corrimento e também um odor desagradável na região intima. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: