Topo

16 curiosidades sobre o mundo das cervejas

Comente

A cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no mundo e a terceira bebida mais popular em geral (após a água e o chá). Pessoas de todo o mundo adoram a cerveja. Mas você sabe quando foi feita a primeira cerveja? Ou qual é a cerveja mais forte do mundo?

Para descobrir, confira esses 16 fatos pouco conhecidos sobre cerveja:

16 curiosidades sobre o mundo das cervejas

Pagamento em cerveja

Amesterdão paga alcoólatras em cerveja. Para limpar as ruas da cidade, os alcoólatras locais recebem 10 euros, meio pacote de tabaco em rolo e 5 cervejas como pagamento por uma organização financiada pelo governo.

Antes de Cristo

Veja também:

A cerveja é uma das bebidas preparadas mais antigas do mundo, possivelmente datando do Neolítico inicial ou 9500 aC.

Inundação de cerveja

Em 1814, quase 400 mil litros de cerveja inundaram várias ruas em Londres depois de um vaso enorme que se rompeu na paróquia de St. Giles.

"Imbebível"

A cerveja mais forte do mundo é o "Veneno de cobra" da Brewmeister. Enquanto a cerveja regular geralmente tem cerca de 5% de ABV, este assassino escocês tem um ABV de 67,5% que queima o estômago. Encararia?

Pirâmides de cerveja

Os egípcios antigos construíram as pirâmides sob o efeito de cerveja. De acordo com Patrick McGovern, arqueólogo da Universidade da Pensilvânia, trabalhadores de Gizé receberam cerca de quatro litros de cerveja por dia.

Faz bem pros rins

Cerveja previne pedras nos rins. Um estudo publicado no American Journal of Epidemiology estimou que uma garrafa de cerveja consumida a cada dia reduz o risco em 40%.

Ciência

O estudo da cerveja também tem um nome científico oficial - a zythologia. Deriva das palavras gregas "zythos" (cerveja) e "logos" (estudo).

República Cervejeira

O país mais bebedor de cerveja do mundo é a República Tcheca. Com um incrível consumo de cerveja per capita de quase 40 galões por ano, os checos estão bem na frente na mesa de campeonato mundial de cerveja.

Para os ricos

A cerveja mais cara do mundo é a "Vielle Bon Secours" da Bélgica. Uma garrafa custa cerca de 1000 dólares americanos.

Cerveja é dos Deuses

Vikings Velhos acreditavam que, no seu céu, chamado Valhalla, havia uma cabra gigante com fornecimento ilimitado de cerveja.

Um mundo de estilos

Hoje em dia, existem cerca de 400 tipos de cerveja no mundo. A Bélgica é o país que possui as mais exclusivas marcas de cerveja.

Pior pesadelo

Cenosilicaphobia é o medo de um copo de cerveja vazio. Fobia aterrorizante.

Relíquia

A cerveja bebível mais antiga do mundo foi encontrada em 2010, em um naufrágio do início do século 19 descoberto perto da Finlândia.  A cerveja foi preservada em garrafas pelo abismo frio e provava muito antiga (sem surpresa), com algumas notas queimadas e um sabor residual ácido.

Outubro é da cerveja

O festival de cerveja maior do mundo é Oktoberfest. Realizada anualmente em Munique, na Alemanha, é uma festa de 16 dias que vai desde o final de setembro até o primeiro fim de semana de outubro, com mais de 6 milhões de pessoas de todo o mundo participando do evento todos os anos.

Maconha líquida

Cerveja e maconha têm mais em comum do que você pensaria. Os lúpulos de cerveja estão na mesma família de plantas com flores que a maconha.

Ossos fortes

A cerveja fortalece os ossos. É rico em silício que aumenta os depósitos de cálcio e minerais para o tecido ósseo.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: