Topo

Os diferentes tipos de cerveja

A cerveja é a bebida mais consumida no mundo, mas poucas pessoas sabem que existe uma infinidade de tipos diferentes dessa bebida.
Publicidade
Comente

Se você é um grande fã da famosa bebida “loira” e não perde a oportunidade de beber uma cervejinha sempre que pode, talvez você não saiba ainda que há uma imensa variedade de cervejas que não só as que consumimos nos bares mais populares.

As cervejas que costumeiramente consumimos nos bares e restaurantes mais comuns, que são as nacionais, tais como Antártica, Skol, Brahma, Itaipava e afins são conhecidas como Pilsen, que fazem parte de um tipo de família das cervejas. Mas talvez você já tenha provado uma Eisenbahn Weiss, que é uma cerveja de trigo, e essa, como você deve ter percebido, é bem diferente das mencionadas anteriormente.

As cervejas se caracterizam por suas famílias e estilos. No caso do exemplo citado antes, a cerveja do tipo Pilsen faz parte da família Lager. E as cervejas de trigo (Weizenbier e Witbier) fazem parte da família Ale.

Tipos de cervejas

Publicidade

Resumidamente, são três famílias que se diferem pelo tipo de levedura (fermento) que utilizam e sua atuação durante o processo:

Família: LAGER

São as cervejas de baixa fermentação.

Tipos de cerveja LARGER

Na sua grande maioria são estilos de cervejas mais leves e claras, mas também temos dentro dessa família uma grande variedade de cores, aromas, potência de corpo e complexidade. Alguns exemplos de estilos da família Lager:

Pilsen: estilo de cervejas douradas, brilhantes, quem apresentam leve amargor. Estilo original da cidade de Pilsen na Rep. Tcheca. Exemplo: Wäls Bohemian Pils (Belo Horizonte, MG)

Publicidade

Schwarzbier: estilo de cervejas escuras feitas a partir de maltes torrados. Possui aromas estonteantes de torrefação, que lembram chocolate, café e cacau. Apresenta baixo para médio corpo e de paladar seco ao final. Exemplo: Eisenbahn Dunkel (Blumenau, SC)

Bock: estilo de cervejas em sua maioria avermelhadas, mas temos as versões claras (Heller Bock) e também escuras (Dunkler Bock). Apresentam aromas maltados, médio corpo e teor alcoólico superior a 6,3%. Exemplo: Bierbaum Bock (Treze Tílias, SC)

Família: ALE

São as cervejas de alta fermentação.

Tipos de cerveja ALE

Veja também:

Geralmente possuem maior corpo e de paladar frutado. Mas os seus gostos e aromas são os mais variados. Alguns exemplos de estios da família Ale:

Weizenbier ou Weissbier: cervejas de trigo típicas Bavária, região mais ao sul da alemanha. Na sua grande maioria são não filtradas, mas também existem as versões filtradas e também a versão bock (Weizenbock) desse estilo. Exemplo: Colorado Appia (Ribeirão Preto, SP)

Stout: estilo de cerveja típico do Reino Unido e Irlanda, a marca mais conhecido é a irlandesa Guinness. Apresenta aromas e sabores de torrefação, e dependendo da variante do estilo (Dry Stout, Foreign Extra Stout, Oatmeal Stout, American Stout, Russian Imperial Stout) ela pode ter baixo ou alto corpo. Exemplo: Bierland Imperial Stout (Blumenau, SC)

Dubbel: estilo típico belga, de coloração marrom, desperta aromas frutados, médio e corpo e equilibrado sabor. Exemplo: Wäls Dubbel (Belo Horizente, MG)

Família: LAMBIC

São cervejas de fermentação espontânea.

Tipos de cerveja LAMBIC

De paladar bem distintas a sensação de bebê-las lembra em muito a de um vinho espumante. São originárias da região de Leembek na Bélgica. Exemplos de Lambics:

Faro: cerveja lambic com adição de açúcar.

Geuze: blend de cervejas lambic.

Kriek: cerveja lambic com adição de cerejas durante o período de maturação em barrica.

Essas cervejas em quase sua totalidade são belgas, não sei se existe produtores nacionais fazendo essas cervejas, portanto irei citar algumas cervejarias daquele país:

Faro: Liefmanns Faro

Geuze: Geuze Boon Mariage Parfait

Kriek: Mort Subite Kriek

Outras Famílias

Famílias híbridas, que envolvem a mistura de diferentes processos.

Dentro dessas todas famílias temos uma grande variedade de estilos e dentro dos estilos uma infinidade de rótulos tanto de cervejas importadas como nacionais. Agora que você sabe que existem muitos outros tipos de cerveja, já pode fazer um longo experimento provando cada um dos tipos e descobrindo novos e maravilhosos sabores!


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: