Topo

10 curiosidades sobre a girafa que você não sabia

Comente

Não importa quantos anos você tem ou de onde você é, todo mundo conhece a girafa. O seu pescoço enorme chama atenção de todos e se tornou um dos animais mais admirados do mundo. Mas, existem várias coisas que você provavelmente não sabia sobre esse incrível animal. Nesse artigo iremos mostrar para você algumas curiosidades super legais sobre a girafa. Então, confira!

Não existe duas girafas com as mesmas manchas

As manchas da girafa funcionam da mesma forma que a impressão digital funciona em humanos. Isso porque não existe duas girafas com as mesmas manchas, ou seja, todas nascem com manchas completamente diferentes uma das outras.

Não precisa beber água o tempo todo

Em uma região onde tem dezenas de predadores esperando apenas a girafa se distrair quando for beber água para atacar, essa é uma grande vantagem das girafas. Elas geralmente bebem água a cada dois dias, isso porque a sua dieta é basicamente folhas e nelas contem muita água que ajuda a matar a sua sede.

Com um pescoço  tão grande, elas devem ter muitas vértebras, certo?

Errado. Na verdade as girafas tem 7 vértebras, o mesmo numero dos humanos. A diferença é que o tamanho delas é maior, muito maior.

Correm muito…

As suas pernas longas ajudam elas chegarem até 56km na sua velocidade máxima. Mas, elas podem andar tranquilamente a 16km por horas e horas.

Sempre de pé.

As girafas não gostam de ficar deitadas. Elas geralmente fazem isso quando estão muito cansadas. Nem para dormir elas deitam, já que dormem apenas 5 a 30 minutos por dia, não precisam deitar parar tirar aquela soneca. Suas pernas ajudam porque são fortes e firmes.

Os bebês girafas já nascem enormes

Geralmente elas pesam cerca de 90 quilos e 1,8 de altura. Quando nascem, uma hora depois já podem correr e fugir de pedradores.

Quanto tempo uma girafa vive?

Na natureza, elas vivem uma média de 25 anos. Mas quando estão em cativeiro, a expectativa de vida delas sobe bastante.

Elas sabem se defender

Quando um leão ataca, elas geralmente saem correndo, mas se não tiver jeito pode lutar e muito. Isso porque elas tem um coice com força o bastante para destruir uma cabeça de um Leão. Por conta disso, nos ataques, os pedradores tentam ficar o mais longe possível das suas patas traseiras.

Qual o seu nome cientifico?

O seu nome cientifico é Giraffa camelopardalis, que veio dos antigos gregos. Isso se deve porque os gregos achavam a girafa parecida com uma zebra, mas coberta por pele de leopardo.

 Elas podem acabar

Depois de décadas de caça predatória, o resultado não seria diferente. Elas estão na lista vermelha de animais com risco de desaparecem da fase da terra nos próximos anos. Isso se deve por conta da queda de 40% da população de girafas no mundo em 30 anos. Antes desses números, o animal não esta na lista e por isso diziam que tinham uma menor preocupação com a sua extinção. Agora, elas estão na lista de animais vulneráveis que podem não existir mais em algumas décadas.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: