Topo

Saiba tudo sobre a Zelândia, o mais novo continente

Comente

A humanidade já andou em todos os continentes do mundo e praticamente todos os lugares do planeta terra já tiveram um ser humano pisando por lá. Mas por outro lado, ainda existem algumas coisas sobre a terra que podem nos surpreender. Foi isso que aconteceu a algumas semanas, pesquisadores dos Estados Unidos encontram um novo continente chamado Zelândia. Nesse artigo você vai conhecer tudo sobre essa incrível descoberta.

Qual a sua localização?

Sua localização é no leste da Austrália e apenas 6% da sua superfície é visível. Os pesquisadores dizem que o seu território abrange mais de 5 MILHÕES de quilômetros quadrados, mas a grande parte da sua superfície está de baixo da água. Para ser mais preciso nos números, 94% do seu território está submerso.

Seu tamanho é incrível

Para se ter uma ideia, se o continente não estivesse submerso, o seu território seria aproximadamente do tamanho da Índia.

Origem do seu nome

O seu nome não vem de agora, o geofísico Bruce Luyendyk dos Estados Unidos batizou a região em 1995 de ”Zelândia”. O curioso que na época a região ainda não era considerada um continente.

Quando tudo começou

Cerca de 100 milhões de anos atrás, a Zelândia começou a se separar a Gondwana (um supercontinente que incluía a maior parte dos continentes do hemisfério sul) e por conta dos seu peso, começou a afundar e por isso hoje 94% do seu território está de baixo da água.

Características que provam que é um continente

A prova que a Zelândia é um continente são as suas características geológicas e também a sua crosta. Um detalhe é que a sua região é bem definida e isso ajudou os pesquisadores a tomarem essa conclusão.

Menor continente do mundo

Com o tamanho da metade dos Estados Unidos ou do Canadá, a Zelândia é considerado o menor continente do mundo, com ”apenas” 4,9 milhões de quilômetros quadrados.

Continente único

Mapas de satélites provam que a Zelândia tem uma estrutura geológica única. Além disso, as amostras da parte submersa da Zelândia, mostram que as rochas que tem no fundo, são geralmente encontradas em terrenos que não estão sobre a água. Já as regiões que sempre foram cobertas de água, tem outro tipo de estrutura.

Está subindo

Cientistas dizem que a Zelândia está voltando a superfície. Eles afirmam que a região estava no seu ponto mais profundo a cerca de 30 milhões de anos, dela pra cá ela só sobe.

Confirmação somente geologicamente

A Zelândia é considerada um continente apenas geologicamente. Politica e economicamente isso ainda não aconteceu. Esse é um processo complicado que levaria muitas mudanças do mundo em relação a Nova Zelândia e Austrália.

Com a descoberta, algumas mudanças econômicas e políticas devem acontecer na região. Os cientistas querem que a região seja considerada um continente para o mais rápido possível. Pesquisadores da agência GNS Science, da Nova Zelândia dizem que o reconhecimento de Zelândia como um continente é muito maior do que apenas colocar o nome da região em um papel. Além disso, os pesquisadores dizem que a região será muito útil para pesquisas. Isso se deve porque a Zelândia está em baixo da água faz 100 milhões de anos e ainda não se fragmentou.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: