Topo

Saúde e bem estar: conheça os alimentos que ajudam a limpar o fígado

3.00 / 5 - 2
Comente

O fígado é um órgão essencial do nosso organismo, já que possui funções que vão desde a produção de proteína até a metabolização da glicose, do colesterol, e do ferro, cabendo a ele ainda a eliminação de toda toxina e elemento estranho ao organismo.

Leia também:

Diante de sua importância, se intoxicado ele pode causar ao corpo sintomas como inchaços ou câimbras estomacais, mudanças na coloração da urina e fezes, icterícia, pele sensível, refluxo gástrico, fadiga, e diarreia, que em todo caso geram enorme desconforto.

Para evitar problemas dessa natureza o melhor a se fazer é mater o corpo sempre bem cuidado e o órgão o mais limpo possível. E esse resultado felizmente pode ser obtido com o auxílio de alimentos saudáveis, que além de agirem na limpeza do fígado, oferecem boas doses de nutrientes ao corpo. A seguir você confere quais são os alimentos mais recomendáveis. Veja!

Saúde e bem estar: conheça os alimentos que ajudam a limpar o fígado

alimentos-que-ajudam-a-limpar-figado

Água

A água é uma substância essencial ao perfeito funcionamento das funções corporais, e portanto, de grande importância também na saúde do fígado. Esse é mais um dos motivos pelos quais você deve ingerir pelo menos dois litros de água por dia.

Limão

Ao consumir a água ao longo do dia, procure acrescentar um pouco de suco de limão. A fruta ajuda a estimular a produção da bílis, que por sua vez ajuda o fígado a eliminar mais rapidamente as toxinas do organismo.

Alho

Os dentes de alho possuem boa quantidade de Selênio e alicina. E essas duas substâncias são fundamentais à eliminação de toxinas. Mas para obter esse benefício o alho não deve ser ingerido inteiro, já que somente quando esmagado é que os componentes tendem a ser liberados.

Maçã

De acordo com especialistas, o consumo diário de uma maçã pode fazer maravilhas pela saúde de uma pessoa. Isso porque a pele/casca da fruta possui uma grande quantidade de pectina, que auxilia na digestão, proporcionando maior limpeza ao aparelho digestivo.

Grãos e integrais

Os cereais integrais são ricos em nutrientes que proporcionam o alívio da congestão hepática, proporcionando ainda outros inúmeros benefícios à saúde.

Toranja

A toranja é um alimento rico em vitamina C e antioxidantes. Ela possui, por exemplo, um antioxidante chamado de naringenina, que impede o fígado de armazenar gorduras, sendo, portanto, essencial à limpeza do órgão.

Nozes

As nozes possuem inúmeros compostos capazes de desintoxicar o organismo e o fígado. A lista de substâncias presentes nas mesmas incluem ácido graxo, aminoácidos, antioxidante e glutationa, que não deixa, por exemplo, as substâncias nocivas como a amônia entrar no corpo.

Chá verde

O chá verde possui um poderoso antioxidante chamado catequina. Com essa substancia o fígado não armazena gordura e age de forma eficiente no corpo.

Abacate

O abacate é um alimento rico em gordura saudável, e além disso, atua na eliminação de toxinas que possam ser prejudiciais ao fígado.

Óleos orgânicos

Tanto o óleo de oliva, quanto o de linhaça, podem ajudar a aliviar o estresse do fígado. Não obstante, eles incentivam a produção de lipídios, absorvendo substâncias nocivas e ainda impedindo que as mesmas permaneçam no corpo.

Cenoura e beterraba

A cenoura e a beterraba são excelentes fontes de flavonoides, que por sua vez, são substâncias essenciais ao perfeito funcionamento do fígado. E além disso, ambos os alimentos são ricos em compostos capazes de proporcionar limpeza ao órgão.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: