Topo

Conheça os hábitos que ajudam a prevenir a azia e adote-os em seu dia a dia - veja

Dicas de saúde e bem estar, exercícios, alimentação em geral, aqui no Click Grátis! Conheça os hábitos que ajudam a prevenir a azia e adote-os em seu dia a dia - veja
Publicidade
5.00 / 5 - 2
Comente

Após a ingestão de determinado alimentos, muita gente sente uma queimação no estômago, que é identificada como a temida azia. O problema, porém, é que são poucas as pessoas que procuram ajuda médica, esperando sempre resolver a situação por meio de soluções caseiras.

Apesar desse tipo de prática eventualmente ajudar a afastar o problema, no entanto, a tendência é ele acabe voltando e até mesmo se agravando com o passar do tempo, pelo que, o melhor a se fazer sempre é procurar um médico a fim de proceder com o tratamento adequado.

Para quem ainda não experimentou esse tipo de problema ainda, no entanto, a simples ação de adotar determinados hábitos pode contribuir em muito para a prevenção do sintoma, e como prevenir ainda é o melhor remédio, decidimos listar a seguir alguns desses hábitos que devem ser adotados. Veja!

Conheça os hábitos que ajudam a prevenir a azia e adote-os em seu dia a dia – veja

habitos-que-evitam-azia

Horário certo para refeições

Publicidade

Longos períodos de jejum pode aumentar as chances de uma pessoa sofrer com a azia. Isso ocorre porque quando uma pessoa fica com fome, o acido gástrico acumulado no corpo pode refluir e irritar o esôfago. Por isso, especialistas recomendam comer a cada três horas.

Leia também:

Alimentação moderada

Publicidade

Pessoas que exageram na hora da alimentação também correm o risco de sofrer com a azia. Quanto maior a quantidade de alimento ingerido em uma única refeição, maior será a chance do acido gástrico chegar ao esôfago.

Mudança de cardápio

O controle da ingestão de alguns alimentos ajuda a evitar a azia. De acordo com especialistas, pessoas que não querem sofrer com o problema ou não pretendem agravá-lo, devem evitar comer frituras e comidas gordurosas, além é claro de evitar o consumo de frutas cítricas, tomate, pepino, rabanete, nabo, repolho, brócolis, couve flor e couve, pois estes são alimentos que possuem pH ácido.

Evite o álcool

O álcool, além de naturalmente irritar o sistema gástrico, também faz com que o estômago passe a produzir maior quantidade de ácido, reduzindo ainda a capacidade de contração da válvula responsável por impedir o refluxo. Uma dica muito válida é evitar a ingestão de bebidas alcoólicas principalmente durante as refeições.

Evite exercícios após as refeições

De acordo com especialistas, muita movimentação física após a refeição pode aumentar as chances de uma pessoa ter o problema. Isso porque em até duas horas após a refeição o estômago ainda acumula ácido gástrico em grande quantidade, pelo que os movimentos dos exercícios fazem o ácido retornar para o esôfago, causando a azia/queimação.

Não beba leite gelado

Quando sentem a queimação no estômago, muitas pessoas decidem tomar leite gelado, mas, de acordo com especialistas, o alívio do problema nesse caso tende a ser apenas momentâneo, podendo piorar o caso a médio/longo prazo.

Isso porque embora o leite possua pH baixo, ele é rico em cálcio e mineral, que estimula a produção do acido gástrico no estômago. Além disso, pelo fato de o leite integral ser rico em gordura, ele contribuir ainda mais para o surgimento da azia. O mais indicado em situações de emergência, portanto, é ingerir o leite de soja gelado, procurando em seguida auxílio médico.

Abandone o

A azia é mais um dos malefícios que o cigarro pode trazer ao corpo, isso sem contar os problemas pulmonares decorrentes do tabaco. Ele reduz a proteção mucosa do estômago e deixa o órgão mais sensível à irritação causada pelo acido gástrico. Essa é inclusive, uma das razões pelas quais ele é visto como um dos agentes causadores das úlceras estomacais.

Evite o café

Outro habito comum de algumas pessoas é tomar um xicara de café após as refeições, mas, pessoas que sofrem com azia ou desejam evitar o problema, devem abrir mão desse hábito. Isso porque a cafeína provoca um relaxamento no esfíncter, causando eventualmente um refluxo digestivo para o esôfago. Além disso, pessoas que sofrem com azia devem consumir apenas duas xícaras de café diariamente.

Evite o chá preto

De acordo com especialistas, o chá preto age da mesma forma que o café, provocando o relaxamento do esfíncter. O ideal, portanto, é consumir chás mais claros como verde, por exemplo, já que ele não oferece o mesmo efeito. Outro chá recomendado é o de camomila, que por possuir efeito calmante, faz com que a irritação da parede do estômago diminua.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: