Topo

Saiba como reaproveitar as sobras de alimento de forma saudável

Reaproveitamento é fundamental em tempos de crise e para evitar o desperdício.
Publicidade
Comente

Reaproveitar o máximo de todos os alimentos adquiridos para casa é benéfico em todos os sentidos, tanto do ponto de vista individual, para as pessoas que estão preocupadas com suas contas e desejam gastar menos no mercado, como também do ponto de vista social. O Brasil é um dos países que mais desperdiça alimentos no mundo inteiro, e também é um país onde milhões de pessoas simplesmente não possuem o que comer. 

De acordo com uma pesquisa feita pela ONU, o Brasil é um país que desperdiça 27 milhões de toneladas de alimentos por ano. Grande parte desse desperdício acontece no manuseio, no transporte e também na centrais de abastecimento, ou seja, antes mesmo do alimento se aproximar do consumidor final. 

Mas o desperdício de alimentos prontos também é muito grande. A ONU também afirma que 60% dos alimentos jogados fora acabam sendo oriundos do consumo de famílias. Ou seja, mesmo que o impacto das grandes quantidades de alimentos descartados pelos restaurantes seja grande, as pequenas quantidades que as famílias jogam fora todos os dias é o que realmente pode fazer uma grande diferença nesta balança do desperdício. 

Publicidade

Por isso, é muito importante pensar em formas inteligentes de aproveitar o máximo dos alimentos que são adquiridos e, principalmente, aqueles que passam por algum tipo de preparo e que sobram de um dia para o outro. Mas, antes disso, também é muito importante tomar alguns cuidados para garantir que estes alimentos não causem qualquer tipo de prejuízo para a saúde de ninguém. 

Saiba como reaproveitar as sobras de alimento de forma saudável

Cuidados no reaproveitamento dos alimentos

Antes de mais nada, os alimentos que passam por qualquer tipo de preparo precisam de um cuidado maior para que não exista qualquer tipo de problema. O ideal é que nenhum alimento que passa por um cozimento não fique fora da geladeira por mais de duas horas depois do prazo. Neste período as bactérias começam a proliferar, mesmo quando o alimento fica em temperatura ambiente nos dias mais frios. 

Em relação a forma como estes alimentos devem ser refrigerados, os alimentos prontos devem ser mantidos abaixo de 5°C se for guardá-los. Se for servi-los, mantenha-os acima de 60°C até servir.

Publicidade

Mas, mesmo que este alimento fique refrigerado, ele ainda pode e vai estragar caso fique muito tempo por ali. Portanto, é muito importante que os alimentos sejam consumidos nos próximos dias, caso fiquem refrigerados. No caso dos alimentos congelados, eles ganham mais algumas semanas de tempo. Mas, mesmo assim, como se trata de um preparo caseiro, as pessoas podem acabar não tendo uma ideia exata de tempo que ele pode se manter bom para consumo. Por isso, o ideal é não arriscar. 

Dicas para reaproveitar alimentos do dia a dia

Arroz – O arroz realmente é um dos alimentos que mais sobra na casa dos brasileiros. E, devido suas características e a forma como ele costuma ser preparado, acaba perdendo muito do seu sabor e da sua textura de um dia para o outro. Por isso, a dica é pegar o arroz cozido que sobra na geladeira e transformar em bolinhos. Esse arroz, inclusive, pode acabar sendo misturado com outros ingredientes que estejam sobrando na geladeira, como legumes cozidos. 

Veja também:

Feijão – A dupla do arroz, depois de cozido e temperado dentro da geladeira acaba também perdendo muito do seu sabor. Mas ele pode ficar fresco novamente e dar origem a outras receitas muito interessantes. Um exemplo é o famoso feijão tropeiro, que basicamente é feito a partir de um retempero do feijão pronto, misturado com farinha e alguns outros tipos de carnes. 

Carnes – As carnes cozidas que ficam um tempo na geladeira também podem ganhar uma nova cara ao ser transformada em croquete. Além disso, as carnes também podem acabar servindo como base para o recheio de tortas misturando com outros legumes e verduras encontrados na geladeira. 

Verduras – A grande maioria dos brasileiros não possuem o costume de utilizar os talos nos preparos. Mas isso, na opinião da grande maioria dos especialistas e profissionais de nutrição é um grande erro, pois são extremamente saudáveis. Eles podem ser utilizados das mais variadas formas, desde refogados até mesmo como a base para o preparo de caldos e sopas. 

Pão – O pão que os brasileiros geralmente compram na padaria acaba sendo um pouco mais complicado de ser reaproveitado, com algumas opções mais restritas. Mas, mesmo assim, ele pode aparecer em algumas receitas, como torradas e até mesmo dar origem a famosa farinha de rosca, que pode ser utilizada para o preparo de empanados. 

Banana – Uma das frutas mais consumidas no Brasil também é uma das que estraga mais rapidamente. Por isso, o ideal é não deixar ela muito tempo dando bobeira e já utilizar a fruta para o preparo de um bolo ou até mesmo frita para consumo com a refeição salgada. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: