Topo

Marmitas fitness: Dicas de como fazer e congelar para o dia a dia

Opção é mais saudável e barata especialmente para quem precisa fazer suas refeições na rua.
Publicidade
Comente

As tradicionais marmitas se tornaram opções cada vez mas recorrentes no dia a dia de quem precisa comer fora em virtude dos seus compromissos e também para quem consegue fazer suas refeições na sua residência mas que deseja uma maior praticidade. Basicamente uma marmita é uma refeição completa, já porcionada e pronta para consumo, dentro de uma embalagem apenas. 

Mas ter que preparar os alimentos todos os dias para que eles sejam colocados dentro de uma marmita acaba tirando um pouco do seu caráter de praticidade. Por isso, as pessoas, hoje em dia, se utilizam de dois itens que se tornaram presentes na grande maioria das cozinhas do mundo: um congelador e um micro-ondas. 

O primeiro ajuda na questão de manter o alimento pronto para consumo durante muito tempo, congelando e mantendo todas suas propriedades. Já o segundo ajuda no processo inverso, que é justamente o de descongelar uma comida pronta, que já sai de dentro do forno pronto para consumo. 

Publicidade

E essa é uma técnica que pode ser feita com os mais variados tipos de alimentos, inclusive opções de legumes e verduras. Por isso, a técnica se tornou muito utilizada também para o preparo do que ficou conhecido como marmita fitness, que é basicamente uma opção que oferece porções adequadas de alimentos, de acordo com as necessidades de cada pessoa, mas com foco em uma comida mais saudável, em contrapartida aos alimentos congelados que contam com grandes quantidades de gordura ou de conservantes. 

Confira algumas dicas para fazer marmitas fitness congeladas para o seu dia a dia:

Marmitas fitness: Dicas de como fazer e congelar para o dia a dia

Faça escolhas simples para os pratos

Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas façam um planejamento de cardápio das suas marmitas, para que as pessoas tenham opções diversas e consigam variar as comidas consumidas no dia a dia. O segredo é realmente fazer escolhas simples e optar por aquela comida caseira. Também é importante escolher o mix tanto com alimentos cozidos quando com aqueles que dispensam o cozimento. 

Utilize vegetais cozidos à vapor

Alimentos que são consumidos crus não podem ser congelados, a não ser que a pessoa tenha tempo para um método de descongelamento natural, sem a utilização do micro-ondas. Por isso, saladas cruas podem acabar não sendo interessantes para integrar a marmita, pois as ondas do forno vão acabar cozinhando estes alimentos também. Mas existem outras opções saudáveis que podem ser incluídas, como vegetais cozidos no vapor. Estes alimentos conseguem manter suas propriedades depois de congelados.

Reaproveite as sobras

Publicidade

No momento de montar as marmitas, nem sempre as pessoas terão que cozinhar todos os alimentos partindo do zero. Um bom exemplo do que pode ajudar é utilizar os alimentos que vão sobrando na geladeira. Por exemplo, os restos de churrasco do final de semana podem acabar rendendo uma série de porções que podem ser utilizadas nestas mesmas marmitas. 

Cozinhe em maior quantidade em um único dia

Como o tempo de congelamento de uma refeição preparada em casa pode ser bastante extenso, uma vez que as pessoas sabem tudo o que foi colocado ali, as marmitas podem ser feitas com bastante antecedência. Fazer comida para 15 dias, por exemplo, está dentro de uma margem considerada 100% segura em termos de qualidade dos alimentos, desde que eles sejam mantidos congelados durante todo este tempo. Por isso, a dica é produzir alimentos em lote, em um dia da semana, para que as marmitas estejam disponíveis durante as próximas semanas. 

Dicas de armazenamento das comidas

Veja também:

Para que as propriedades dos alimentos sejam mantidas por mais tempo, é recomendado que a comida, depois de pronta, seja armazenada em potes de vidro temperado com tampas herméticas ou sacos específicos para congelamento. Já as vasilhas plásticas devem ser utilizadas apenas quando elas tiverem a informação de BPA free, que significa que essas embalagens são livres de bisfenol. Também é sempre importante garantir que a embalagem escolhida suporte a troca de temperatura do congelador para o micro-ondas. Caso contrário, a chance de que essa embalagem quebre ou rasgue durante o processo de descongelamento é muito grande. 

Outra dica muito importante é sempre identificar as marmitas com etiquetas, especialmente quando elas são produzidas em grandes quantidades. Assim as pessoas saberão exatamente o que pode ser encontrado em cada marmita e também a data de fabricação, para ter uma ideia de tempo que ela já está congelada. 

Dicas para descongelar as marmitas

Não é recomendado descongelar alimentos prontos em temperatura ambiente, pois isso aumenta o risco de contaminação. O ideal sempre é descongelar elas dentro das geladeiras, tirando do congelador e colocando elas na parte de baixo. Ou então utilizar realmente o micro-ondas direto, dando preferencia sempre aos modos de programação de descongelamento do seu forno. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: