Topo

Ozempic: saiba tudo sobre esse medicamento que promete emagrecer

Medicamento para diabetes acabou ficando famoso por um efeito de redução de peso.
Publicidade
Comente

Perder peso realmente é um desafio para muitas pessoas, especialmente as que acabam tendo alguma propensão genética para acumular alguns quilinhos extras, ao mesmo tempo que acaba sendo bem complicado resistir a um estilo de vida com o consumo de alimentos mais calóricos, ao mesmo tempo que a quantidade de atividades físicas acabam sendo reduzidas. 

Ozempic: saiba tudo sobre esse medicamento que promete emagrecer

E, de tempos em tempos, acabam surgindo determinados medicamentos que se apresentam, ou acabam sendo apontados, como uma solução mágica que vai permitir com que as pessoas emagreçam apenas tomando algum tipo de medicamento, de uma forma muito mais simples e fácil.

Recentemente um medicamento têm sido bastante comentado, especialmente nas redes sociais, e que estão sendo chamados de “canetas emagrecedoras”, sendo a mais famosa as que acabam sendo utilizadas para aplicação de um remédio chamado de Ozempic. Mas, o que muitas destas postagens acabam não mencionando é que este medicamento foi criado para outras finalidades, e que pode trazer uma série de efeitos colaterais.

Para que serve o Ozempic?

Publicidade

Este é um medicamento feito com um princípio ativo chamado semaglutida. que acaba tendo como principal objetivo fornecer um tratamento destinado a diabetes tipo 2 considerada como não satisfatoriamente controlada, ou seja, quando os níveis de açúcar do paciente acabam se mantendo muito alto.

Em relação aos tratamentos convencionais que normalmente acabam sendo feitos com este medicamento, ele pode se apresentar de duas formas. No primeiro caso, ele pode ser utilizado sozinho, recomendado quando ka glicemia não estiver sendo bem controlada com dieta e a atividades físicas. Ele acaba sendo recomendado ainda para as pessoas que não podem utilizar outros tipos de medicamentos, como a metformina. 

O Ozempic também pode ser utilizado em conjunto com outros medicamentos para debates, justamente para potencializar este controle, como metformina, tiazolidinediona, sulfonilureia ou insulina.

Como o Oxempic acaba sendo administrado?

Publicidade

A administração deste medicamento acontece de uma forma muito parecida com a insulina. Ou seja, as pessoas não podem acabar ingerindo este medicamento, e sim aplicando ele a partir de uma injeção sob a pele, para que ele consiga entrar no organismo de uma forma mais rápida. Ele nunca deve ser injetado na veia ou no músculo. 

Os melhores locais para aplicar a injeção são a parte anterior das coxas, a parte anterior da cintura (abdome) e a parte superior do braço. Antes de utilizar o sistema de aplicação pela primeira vez, o médico ou enfermeiro mostrará como usá-lo.

Em relação as doses, os pacientes sempre devem seguir as orientações que são passadas pelo médico no momento da consulta. Mas existem algumas doses que acabam sendo consideradas como padrão e que normalmente fazem parte de um começo de tratamento.

Nestes casos, as doses iniciais geralmente ficam em 0,25 mg, sendo que a pessoa deve injetar o medicamento uma vez por semana, durante quatro semanas. Depois deste período, o médico poderá aumentar a dose para 0,5 mg, uma vez por semana, podendo chegar a 1 mg por semana.
Normalmente o intervalo de aplicação deste medicamento deve ser mantido uma vez por semana, sendo que o recomendado é sempre manter as aplicações feitas no mesmo dia e no mesmo horário.

Ozempic realmente emagrece?

Mas a pergunta que realmente está sendo feita atualmente é se este medicamento emagrece de verdade. E a resposta é sim, isso acontece na grande maioria dos casos, pois o medicamento acaba promovendo uma redução da fome e um aumento da saciedade. O problema é que a forma como isso acontece pode acabar sendo desconfortável, sendo que muitas pessoas podem acabar classificando essa saciedade como um enjoo.

Principais problemas do Ozempic

O principal risco deste medicamento, especialmente por quem não é diabético e que acaba fazendo uso da caneta apenas esperando pela perda de peso, é a possibilidade que a glicemia caia muito, fazendo com que as pessoas tenham uma crise de hipoglicemia, que pode levar até a morte. 
Além disso, o medicamento não apresenta um efeito duradouro. Ele age apenas enquanto está sendo aplicado, e a partir do momento que ele deixa de ser utilizado as pessoas acabam não tendo mais essa saciedade. 

Outro problema para quem está focando apenas nas questões estéticas é que a aplicação deste medicamento pode acabar deixando a pele mais flácida. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: