Topo

Material escolar: confira dicas para economizar na hora da compra

Listas costumam assombrar os pais no começo do ano.
Publicidade
Comente

O começo de ano costuma ser de algumas contas extras pra os adultos, e os gastos relacionados a educação dos filhos costumam estar inseridos. Para os pais que mantém os filhos estudando na rede privada, existem os gastos referente as matrículas e também a temida lista de materiais escolares. 

Material escolar: confira dicas para economizar na hora da compra

Os pais cujos filhos estudam na rede pública também acabam tendo que comprar matérias escolares, mas a grande diferença está na exigência de uma lista. Enquanto os que estudam na rede pública acabam tendo uma maior liberdade para escolher o que pode ser comprar e o que pode ser deixado de fora, os da rede privada geralmente acabam tendo que seguir todas as orientações e itens que aparecem na lista. 

Confira algumas dicas para quem deseja economizar na hora da compra:

Saiba seus direitos

Publicidade

Antes de mais nada, os pais devem ter pleno conhecimento de alguns direitos que são garantidos e que inclusive já foram corroborados pelo Procon. Nas questões das listas, as escolas podem exigir apenas itens de uso individual, isto é, materiais que serão utilizados exclusivamente pelos estudantes de acordo com a grade de ensino e matérias, considerando as tarefas que serão realizadas.

Além disso, os pais também acabam tendo direito de solicitar informações da escola sobre como os materiais serão utilizados. 

Verifique o que pode ser reutilizado

Já nos itens que costumam ser utilizado pelos alunos de forma individual, existe a possibilidade de reaproveitar alguns deles. Mas, na grande maioria dos casos, as crianças e os jovens querem sempre itens novos. Por isso, pode sempre ser interessante que os pais façam uma análise do material escolar do ano anterior e verifique o que pode ser reutilizado pelos alunos, justamente para que não seja preciso comprar os mesmos itens novamente. 

Faça compras em grupo

Publicidade

Uma tendência que se estabeleceu nos últimos anos e segue bastante forte é a compra dos materiais escolares e outros itens focados na atividade de educação de forma coletiva. Nesta modalidade, os pais se reúnem em grupos e acabam indo atrás de lojas e distribuidores que fornecem descontos justamente nestas compras de itens em maiores quantidades. Com isso, toda as famílias acabam se beneficiado.

Pesquise e fique de olho nos preços

Também é muito importante que os pais pesquisem bastante os preços dos itens nas mais variadas lojas, tanto as físicas quanto as online, pois as diferenças de preço costumam ser gritantes. Hoje em dia existem ainda diversas ferramentas que ajudam bastante, como os comparadores de preço online, que mostram não apenas os diferentes preços como também a tendência e o histórico. E estes dados também acabam sendo interessantes justamente para que os pais consigam saber se o custo daqueles itens está mais barato ou mais caro.

Personalize os materiais

Uma boa estratégia para os pais que estão querendo fugir dos materiais escolares de marca, que normalmente acabam sendo mais caros ao trazer determinados atrativos infantis como forma de atrair a criança é investir nos materiais comuns e mais simples e fazer a personalização em casa. 
Os pais podem, por exemplo, transformar um caderno simples de capa dura em um caderno com os personagens preferidos dos seus filhos, apenas com uma impressora e materiais como tesoura e cola. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: