Topo

Grammy: relembre algumas das principais polêmicas da premiação

Relembre alguns episódios marcantes da maior premiação da indústria da música.
Publicidade
Comente

O Grammy segue sendo considerado como o principal prêmio da indústria da música, mesmo diante das mais variadas polêmicas que surgiram nos últimos anos, inclusive com o boicote de muitos artistas famosos em edições passadas. A entrega de 2024 acabou conseguindo recuperar um pouco o prestígio, mas seguiu apresentando alguns acontecimentos fora do protocolo.

Grammy: relembre algumas das principais polêmicas da premiação

Jay-Z, por exemplo, acabou sendo responsável por um dos momentos de maior “climão” da festa. Ele foi escolhido para receber o Prêmio Dr. Dre de Impacto Global, que reconhece os profissionais com um histórico comprovado de edificar a música negra. No seu discurso, ele lembrou que sua esposa, Beyoncé, é recordista em números de prêmios, com 32 gramofones, mas nunca foi escolhida na categoria de álbum do ano.

Já o rapper Killer Mike, que levou a melhor nas categorias Melhor Álbum de Rap, Melhor Música de Rap e Melhor Performance de Rap, saiu algemado da premiação. Segundo o TMZ, a polícia local afirmou que o artista se envolveu em uma briga com um segurança na arena.

E até mesmo uma frase claramente proferida em tom de brincadeira gerando uma certa polêmica no momento da aceitação de um dos discursos da noite. Miley Cyrus, quando estava agradecendo por ter vencido na categoria de Gravação do Ano, disse o seguinte: "Acho que não esqueci ninguém, mas posso ter esquecido a calcinha”. Ela teve que responder questões sobre o tema posteriormente, afirmando que estava sim utilizando roupa íntima.
Relembre outras polêmicas que aconteceram na história do Grammy:

Beyoncé perdendo para Adele

Publicidade

Pegando carona no que Jay-Z falou no seu discurso deste ano temos este caso que acabou provocando uma série de discussões. No ano de 2017 todas as listas prévias e outras premiações estavam destacando o disco Beyoncé como o melhor do ano e grande favorito para levar o Grammy para casa. Mas, no dia, a vitória acabou ficando com o álbum “25”, de Adele. E nem mesmo a britânica acreditou que a sua vitória teria sido justa  naquela ocasião.

Kanye West urina no Grammy

Nos últimos anos Kanye acabou se tornando muito mais conhecido e lembrado pelas mais variadas polêmicas nas quais ele se envolveu do que, de fato, pela sua obra. Em um destes episódios, o rapper publicou um vídeo dele mesmo urinando em um dos seus gramofones dourados. Nessa ocasião, específica, muitos artistas acabaram ficando ao seu lado nos protestos, já que ele fez o vídeo justamente para reclamar contra os contratos abusivos das gravadoras e toda a indústria da música norte-americana.

The Weeknd expondo a premiação

O ano de 2021 acabou se tornando o auge dos problemas de boicote promovidos pelos mais variados artistas contra a forma como o Grammy é organizado e os vitoriosos são escolhidos. E a pessoa que acabou se tornado a grande responsável por popularizar este movimento foi The Weeknd, que simplesmente não recebeu nenhuma indicação na premiação daquele ano. Na ocasião o músico chegou a afirmar que nunca mais submeteria nenhum dos seus projetos para serem avaliados pelos julgadores. 

Ariana Grande boicotando o evento

Publicidade

Outra artista que está entre as mais populares do mundo e que acabou promovendo uma grande briga pública contra a organização do evento foi Ariana Grande. No ano de 2019 a cantora confirmou que tinha desistido do convite de ser uma das apresentações ao vivo da cerimônia. E o motivo teria sido o fato dos produtores do evento terem proibido a cantora de fazer a ap4esentação de uma música da sua escolha.

Performance chocante de Nicki Minaj

Em alguns casos as polêmicas não estão relacionadas diretamente a organização do evento, e sim apenas pelos artistas que aproveitam o momento para fazer algum tipo de apresentação mais ousada. Foi o que aconteceu com Nicki Minaj, durante a entrega da premiação de 2012. Sua performance da música “Roman Holiday” contou com a rapper interpretando um exorcismo ao vivo, sendo acorrentada em uma tábua e rodeada de padres encapuzados. A Igreja Católica se sentiu muito desrespeitada com o show da artista e a comunidade até publicou uma nota de repúdio.

Kendrick Lamar esnobado

Outro exemplo de artista que acabou sendo deixado de lado pelos votantes do Grammy foi Kendrick Lamar. Todos os críticos acreditavam que o cantor deveria vencer nas principais categorias nas quais foi indicado, mas perdeu para Macklemore, que derrotou o dono de "Good Kid, m.A.A.d City", ao lado de Ryan Lewis, na categoria Melhor Álbum de Rap. O próprio vencedor não achou sua vitória justa, enviando a seguinte mensagem para Lamar: "Eu queria que você ganhasse. Você devia ter ganhado. É estranho e é uma merda eu ter roubado você".
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: