Topo

5 dicas para não errar o ponto da carne e deixar ela suculenta

Confira como não errar no preparo da carne de gado no dia a dia.
Publicidade
Comente

A carne de gado é um dos alimentos mais consumidos do mundo inteiro, sendo preparado das mais variadas formas. Mas um dos métodos de preparo mais utilizados é o grelhado ou selado, feito a partir de um pedaço de carne no formato de bife. Mas ela também pode ser preparada assada e grelhada, quando consumida em pedaços maiores.

5 dicas para não errar o ponto da carne e deixar ela suculenta

Cada pessoa pode acabar tendo a sua preferência em relação a forma como essa carne pode ser preparada e consumida. Mas existem algumas formas que acabam sendo consideradas como “corretas” pelas técnicas culinárias. Elas levam em consideração alguns pontos. 

Um bom pedaço de carne, por exemplo, deve apresentar um cozimento no qual conta com uma crosta ao redor mais frita, ao mesmo tempo que no seu interior ela conta com uma suculência. Esse ponto interno pode ser mais ou menos passado, de acordo com o gosto das pessoas, mas ele nunca deve estar considerado como cru, e nem muito passado, pois estes dois extremos acabam prejudicando o sabor do alimento.

Publicidade

Confira algumas dicas para não errar na hora do preparo e do ponto da carne.

Corte a carne sempre contra as fibras

Antes de mais nada, é sempre importante ressaltar que o preparo correto de uma carne começa no momento em que ela é cortada. O corte deve sempre ser feito contra as fibras, pois isso ajuda a conservar a peça e evita que ela fique dura e seca. Todas as carnes apresentam as fibras que podem ser identificadas antes que o preparo seja feito.

Não fure a carne durante o cozimento

Um dos principais erros que as pessoas cometem quando estão preparando uma carne, especialmente os pedaços mais grossos que estão sendo preparados em uma frigideira ou uma panela, é quando o cozinheiro utiliza um garfo para virar o alimento. Isso faz com que a carne fure, fazendo com que os sucos que estão no seu interior acabem saindo para fora. 

Publicidade

Portanto, o recomendado é sempre utilizar uma pinça ou qualquer outro acessório que permite com que a carne seja manipulada sem que ela seja furada. Desta forma o suco acaba permanecendo no interior do alimento, mantendo ela bastante suculenta.

Espere a superfície de cozimento ficar bem quente

No momento que as pessoas vão iniciar o preparo de uma carne na forma de bife, é fundamental ficar atento às superfícies que são utilizadas para o preparo da mesma. Ela sempre deve estar muito quente a partir do momento que a carne acaba sendo colocada, seja na frigideira, na panela ou na grelha. 

Quando as pessoas começam o preparo em uma superfície mais fria ele vai demorar mais até conseguir chegar ao ponto esperado. E isso faz com que o tempo de cocção se torne maior do que o recomendado para conseguir deixar a carne no ponto esperado. Além disso, quando não existe este contato com a superfície mais quente ela não acaba sendo selada, fazendo com que mais líquidos sejam colocados para fora durante o preparo do bife, deixando a carne mais seca por dentro.

Mantenha sempre a gordura para cima

Além disso, durante o preparo da carne, é muito importante ficar atento na direção que a gordura acaba sendo colocada na panela ou na frigideira. Essa parte deve sempre ficar para cima, pelo menos durante a maior parte do processo de cozimento. Mas isso deve ser feito especialmente nos métodos de preparo mais lentos, como as churrasqueiras e também as grelhas.

Desta forma, a gordura vai acabar sendo cozida de uma forma mais lentamente, fazendo com que o óleo produzido vá lubrificando a carne naturalmente, ajudando a manter ela mais úmida, ao mesmo tempo que leva o sabor da gordura para a parte mais interna dos pedaços.

Respeite o tempo de descanso

Também acaba sendo muito importante respeitar o que pode ser considerado como o tempo de descanso da carne. Ou seja, a partir do momento que ela é retirada do fogo, ela precisa ficar alguns minutos parada antes de ser fatiada. Desta forma, as fibras acabam se fechando, ajudando a reter os líquidos para que ela fique úmida por mais tempo. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: