Topo

Os mitos mais comuns sobre como engravidar

Comente

Quando uma pessoa está tentando engravidar e encontra dificuldades, muitas vezes começa dar ouvidos a gente que por não entender muito do assunto, acaba divulgando alguns mitos, o que no fim das contas pode até atrapalhar as tentativas de uma gravidez.

De modo geral, para quem quer engravidar e não consegue, o melhor a fazer é consultar um médico para que ele possa esclarecer as dúvidas. O profissional muito provavelmente terá totais condições de desvendar alguns dos mitos mais comuns sobre o tema. A seguir você confere alguns dos casos que, segundo especialistas, não passam de mitos.

Coisas sobre como engravidar que você provavelmente não sabia

A concepção ocorre só no momento do ato sexual

A concepção ocorre só no momento do ato sexual

Isso não é verdade, não é somente durante o ato sexual que você pode engravidar. O esperma pode sobreviver por um período de três a cinco dias no trato reprodutivo feminino. Isso significa que, mesmo que a mulher não esteja ovulando durante o sexo, os espermas ainda podem fertilizar o óvulo se entrar em período fértil em poucos dias após o sexo.

Após os 35 a fertilidade da mulher diminui

Após os 35 a fertilidade da mulher diminui

De acordo com especialistas, a fertilidade feminina começa a diminuir bem antes do que muita gente acredita isso pode ocorrer entre os 22 e 26. O que não quer dizer que a mulher tenha que engravidar muito cedo com medo de não poder depois.

Estatísticas apontam que 75 por cento dos jovens de 30 anos vão engravidar dentro de um ano. Mas esse número cai para 66 por cento com a idade de 35 anos e 44 por cento com a idade de 40. Após esse período é que as chances de engravidar são realmente pequenas.

Leia também:

Para poder engravidar é preciso fazer sexo todos os dias

Para poder engravidar é preciso fazer sexo todos os dias

É normal uma pessoa acreditar que quanto mais sexo fizer maiores serão as chances de uma gravidez, mas, isso não é verdade. Se um homem tiver a contagem normal de espermatozoides saudáveis, e ejacular todos os dias ou mais de uma vez ao dia, isso pode fazer com que esta contagem diminua. Por isso se o intuito é engravidar e não apenas o prazer, o menos é mais.

Roupa íntima apertada afeta a fertilidade masculina

Roupa íntima apertada afeta a fertilidade masculina

Parcialmente verdade. Qualquer atividade que aumente a temperatura corporal em excesso pode matar o esperma ou reduzir sua produção. Por isso se o casal está tentando engravidar, o ideal é que o homem use cuecas com maior espaço pra ventilação, evite banheira de hidromassagem, saunas, até o uso do computador no colo.

Estresse não atrapalha a fertilidade

Estresse não atrapalha a fertilidade

O estresse pode confrontar todo seu corpo e isso inclui a fertilidade, isso porque durante o estresse, os hormônios, humor, metabolismo e desejo sexual podem sofrer alterações.

De acordo com um estudo publicado em uma famosa revista sobre fertilidade, programas de redução de estresse de mente-corpo aumentam as taxas de gravidez em casais que fizeram fertilização in vitro, ou seja, o alívio do estresse pode aumentar as chances de gravidez de um casal.

O melhor dia para engravidar é no 14 do seu ciclo

O melhor dia para engravidar é no 14 do seu ciclo

A verdade é que nem toda mulher possui o ciclo de vinte oito dias com ovulação ocorrendo no meio desse período. Isso significa que, uma mulher que não tem esse tipo de ciclo e deixa para ter relações apenas nos dias 14 e 15, pode estar fazendo isso fora de seu dia fértil. A dica de especialistas é para que faça sexo de quatro a cinco dias antes da ovulação e de três a quatro dias após a ovulação.

Lubrificante não interfere na gravidez

Lubrificante não interfere na gravidez

Parcialmente verdade. Alguns lubrificantes podem abrandar os espermatozoides e impedi-los de chegar até o útero. Além do mais, dependendo o tipo de lubrificante, ele pode trazer prejuízos ao DNA do esperma. Por isso mesmo, o ideal é usar algum à base de óleo mineral. Mas de qualquer forma é preciso consultar o médico para que ele indique o melhor lubrificante para o caso.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: