Topo

A aparência de seus lábios pode dizer muito sobre sua saúde - entenda

Comente

Muita gente não percebe, mas os lábios costumam dar sinais de que algo não vai bem o corpo. Se você perceber alguma alteração em seus lábios, procure um dermatologista qualificado para que ele possa diagnosticar a causa de seu problema e lhe oferecer o melhor tratamento. A seguir você confere uma lista de possíveis problemas que podem ser indicados por alterações nos lábios.

Mudanças nos lábios que podem indicar problemas de saúde

Mudanças nos lábios que podem indicar problemas de saúde

Lábios secos

Um dos motivos para os lábios ficarem ressecados é a desidratação, mas também há a queimadura solar, o clima seco e até o tempo frio. Outro motivo pode ser também uma eventual reação alérgica ao creme dental, batom, bebidas e alimentos que pode deixar os lábios ressecados e duros principalmente na parte inferior.

Nesses casos o tratamento é simples, basta tomar muita água, enxaguar bem a boca após escovar os dentes e usar hidrante labial. Na maioria das vezes esse tipo de detalhe não indica nenhum problema mais sério.

Lábios com bolhas

A herpes, em seu estado mais comum, é um tipo de infecção viral que pode causar inchaço, dor e bolhas nos lábios, normalmente ela dura cerca de dez dias e some sem deixar nenhuma marca ou cicatriz. É comum que a pessoa sinta um desconforto no local antes mesmo do surgimento da ferida propriamente dita.

Uma vez que a pessoa adquire a herpes, o problema tende a reaparecer sempre no mesmo local sempre que a imunidade estiver baixa, ou mesmo em momentos de cansaço, estresse e/ou exposição solar.

Leia também:

Lábios inchados

O inchaço dos lábios pode ocorrer por alergia a medicamentos, alimentos ou até mesmo por pólen ou até outro alérgico natural. Alguns problemas mais graves, porém, também podem ser a razão do inchaço nos lábios. Casos como insuficiência renal, deficiência de albumina e doenças que comprometem a absorção intestinal, são alguns exemplos.

Doenças raras como angioedema hereditário, também podem ter relação com o problema. No fim das contas o ideal é procurar uma orientação médica em caso de inchaço incomum nos lábios.

Lábios irritados

Os lábios irritados podem surgir nos casos em que o clima está muito seco ou quando está fazendo frio. A questão costuma afligir mais aqueles que nutrem o hábito de lamber os lábios, uma vez que a saliva pode causar irritação. Outro motivo pode ser alguma reação alérgica a cosméticos, maquiagem e creme dental.

Lábios desbotados

A falta de cor nos lábios, pode ser um claro sinal de anemia, problemas cardíacos que prejudique a circulação de sangue ou doenças pulmonares que dificultam a oxigenação do sangue. Se a cor dos lábios estiver amarelada, também pode ser sinal de um problema de fígado. O melhor é prestar atenção nos detalhes e procurar um médico ao mínimo sinal de alteração observado.

Lábios descorados

Isso também pode ser associado ao clima frio, mas a lista de motivos pode incluir também a redução da circulação sanguínea e pressão baixa, além de doenças como anemia e problemas sanguíneos. Outro motivo para mudança da coloração dos lábios pode ser cansaço e mal-estar, mas caso ocorra alteração o mais indicado é procurar ajuda médica para descobrir a causa do problema.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: