Topo

Nesse ‘outubro rosa’, conheça os mitos e verdades mais comuns sobre o câncer de mama

4.00 / 5 - 2
Comente

Chamado de “Outubro Rosa” em função da campanha de conscientização da população mundial sobre a importância da prevenção do câncer de mama, esse mês traz à tona uma série de assuntos relacionados a essa, que é uma das mais temidas doenças do mundo.

Leia também:

Apesar de os órgãos públicos e privados realizarem inúmeras campanhas no intuito de fazer as mulheres conhecerem melhor o próprio corpo, ainda hoje infelizmente existem mulheres que desconhecem a importância de tal cuidado, que acaba dificultando o diagnóstico precoce e tratamento da doença.

Com o objetivo de ajudar as mulheres no processo de conscientização, apresentamos a seguir uma lista de mitos e verdades relacionados ao assunto. A expectativa é que eles levem as pessoas a entenderem melhor o que esse tipo de doença pode representar de modo geral. Veja!

Nesse ‘outubro rosa’, conheça os mitos e verdades mais comuns sobre o câncer de mama

outubro-rosa-cancer-de-mama

Se algumas mulheres da minha família sofreram com câncer de mama eu corro risco de desenvolver o câncer também?

Verdade – Ter uma irmã, tia ou mãe com câncer de mama, aumenta em até 80% as chances de desenvolver um câncer. Apesar disso, um teste laboratorial pode mostrar a mutação genética e afirmar mais claramente quem tem ou não a chance de ter o gene cancerígeno.

O ponto negativo é que esse teste ainda é realizado apenas em redes particulares custando algo em torno de R$ 600. No caso de a mutação genética ser detectada, existem algumas cirurgias preventivas que podem diminuir os riscos.

Não há histórico de câncer de mama na família, estou livre do câncer?

Mito – Nenhuma mulher pode estar totalmente imune ao câncer de mama, pois, segundo especialistas, estatisticamente toda mulher tem 12% de chance de desenvolver o câncer.

É necessário fazer mamografia todos os anos?

Verdade – Hoje em dia a mamografia é a melhor maneira de diagnosticar precocemente a existência de um tumor. Mulheres com histórico familiar devem realizar o exame a partir da idade dos 25 anos, as demais devem fazer depois dos 40 anos.

Estresse, raiva e magoa pode desenvolver um câncer?

Mito – Não existe nenhum dado cientifico que comprove o desenvolvimento de um câncer por causa de sentimentos negativos, por mais profundos que tais sentimentos sejam.

Mulheres obesas correm maiores riscos de ter o câncer?

Verdade – O aumento e o excesso de peso são prejudiciais nesse caso porque aumentam os níveis de estrogênio.

Terapia de reposição hormonal pode ser considerada um fator de risco?

Verdade – A terapia hormonal é usada por mulheres na pós-menopausa, pois, isso auxilia na melhora do climatério e da osteoporose. Apesar disso, o uso de progesterona e estrogênio pode causar alterações nas glândulas mamárias, pelo que, o contato prolongado a essas substâncias pode aumentar os riscos de câncer de mama.

Anticoncepcionais que interrompem a menstruação pode prevenir o câncer de mama?

Parcialmente verdade – Os anticoncepcionais que interrompem a menstruação têm sido eficazes no combate ao câncer do colo do útero. Apesar disso, em se tratando especificamente do câncer de mama, ainda não existem estudos concretos a respeito da eficácia dos anticoncepcionais.

Praticar exercícios físicos ajuda na prevenção do câncer de mama?

Verdade – De acordo com especialistas, praticar cerca de 30 minutos de atividades físicas diariamente é o suficiente para que se tenha uma boa saúde, o que inclusive pode ajudar a prevenir um eventual câncer de mama no futuro. Além disso, a prática tende a manter os ossos fortes e aumentar a sensação de bem estar.

Próteses de silicone podem causar câncer de mama?

Mito – Não existe nenhum estudo cientifico que comprove que, de alguma maneira, o silicone esteja relacionado ao câncer de mama. O único problema da prótese é que, em alguns casos, ela pode dificultar o diagnostico dos tumores.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: