Topo

Mitos e verdades da cirurgia bariátrica (redução de estômago)

Dicas de saúde, exercício e alimentação. Notícias sobre medicina e bem-estar em geral! Mitos e verdades da cirurgia bariátrica (redução de estômago)
Publicidade
Comente

Sempre que alguma pessoa conhecida e famosa do público faz alguma cirurgia, este assunto rapidamente acaba entrando nos mais comentados nas redes sociais e nos mais pesquisados no Google. Recentemente tivemos o caso de André Marques, que resolveu fazer a cirurgia de redação do estomago e que apareceu bem mais magros em algumas fotos no Instagram.

Se você está pensando em fazer também uma cirurgia de redução do estomago, confira alguns mitos e algumas verdades.

mitos-e-verdades-sobre-a-cirurgia-bariatrica

A cirurgia bariátrica é irreversível

Publicidade

Mito! Os médicos afirmam que esta técnica pode ser alterada ao longo do processo e também pode ser adaptada para outras soluções caso as pessoas tenham algum problema específico com a redução do estomago.

O paciente deve apresentar necessariamente doença associadas à obesidade para passar pela cirurgia

Verdade! Muitas vezes as pessoas sabem que determinado famoso fez e acham que trata-se de uma cirurgia estética que qualquer pessoa que estiver acima do peso pode fazer. Mas o objetivo especifico deste procedimento é resolução ou controle de doenças que estejam ligadas a obesidade.

A cirurgia de redução do estômago só pode ser feita em pessoas com IMC superior a 35

Mito! Pessoas que não estejam obesas mas que tenham algumas doenças, como diabetes tipo 2 que não pode ser controlada, podem conseguir fazer a cirurgia mesmo estando apenas um pouco acima do peso. Uma avaliação dos médicos é que vai definir se realmente a cirurgia é necessária ou não.

Antes da cirurgia o paciente precisa fazer outros procedimentos para tentar emagrecer

Publicidade

Verdade! A cirurgia de redução do estomago nunca deve ser considerada como o primeiro passo na tentativa de emagrecimento. Para que um médico sério autorize o procedimento ele deve garantir que os pacientes passem por tratamentos clínicos e comportamentais que normalmente são utilizados nestes casos. Casos estes falhem, então a equipe médica poderá fazer uma análise da possibilidade de se fazer uma cirurgia bariátrica.

Após a cirurgia o paciente poderá engordar novamente, já que o estômago pode dilatar se não for realizada uma reeducação alimentar

Verdade! Sim, o paciente pode passar por este delicado e complicado procedimento de redução do estomago e mesmo assim ainda correr o risco de engordar. Por isso é muito importante frisar que os pacientes que passam por isso deverão realmente passar por um processo de reeducação alimentar para que o estomago não dilate.

O paciente que passa por uma cirurgia de redução do estomago deverá tomar suplementação vitamínica para o resto da vida

Mito! Os suplementos de vitaminas que as pessoas precisam tomar depois de realizar uma cirurgia deste tipo servem apenas para os primeiros meses. Se o paciente conseguir fazer uma boa reeducação alimentar eles poderão abandonar as pílulas logo na sequência.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: