Topo

Melasma: Saiba o que é e confira tratamentos caseiros.

Manchas escuras costumam aparecer em diversas partes do corpo.
Publicidade
Comente

Muitas pessoas se deparam, em algum momento das suas vidas, com o surgimento de determinadas manchas mais escuras no rosto ou em outras partes do corpo. Elas sempre acabam fazendo com que as pessoas tenham um certo medo de doenças mais graves, como até mesmo determinados tipos de câncer. Mas, na maioria dos casos, a mancha pode ser considerada como Melasma. 

O Melasma pode ser considerado como uma hiperpigmentação da pele, decorrente da composição aumentada de melanina, a proteína que acaba sendo o principal “ingrediente” da coloração da pele e que acaba tendo uma função também de proteção, uma vez que se torna responsável por evitar os danos da radiação ultravioleta. 

Com este transtorno, as pessoas passam a perceber que se formam manchas castanho-escuras na pele, mas de formato irregular. O local mais comum para que elas aparecem acaba sendo justamente o rosto, como a região das maçãs, da testa, do lábio superior, no queixo e nas têmporas. Mas elas também surgem em outras partes do corpo, como colo, pescoço e antebraços. 

Publicidade

O Melasma é considerado como uma condição crônica e também recidivante. O surgimento deste tipo de mancha acaba sendo mais comum nas mulheres que estão na sua fase reprodutiva, ou seja, que possuem entre 20 e 50 anos de idade. Os homens também podem ter o Melasma, mas eles representam apenas 10% dos casos. Além disso, as pessoas que possuem a pele morena em tons mais escuros acabam tendo mais chances do desenvolvimento do Melasma. 

Melasma: Saiba o que é e confira tratamentos caseiros.

Tratamentos para o Melasma

De acordo com os especialistas no assunto, uma das formas de tratamento que melhor consegue oferecer resultado é aquele feito de forma precoce. A utilização de protetor solar, por exemplo, é muito importante não apenas para prevenir, mas principalmente para as pessoas que já estão fazendo algum tipo de tratamento. 

O protetor solar deve ser utilizado no dia a dia, especialmente em regiões nas quais a incidência dos raios solares é maior, e não apenas no verão ou em locais como a beira da praia ou da piscina. O fator mínimo recomendado para as pessoas que se movimentam pela rua é o FPS 15, inclusive em dias nublados. 

Publicidade

Os cremes clareadores costumam ser muito eficientes contra o Melasma, mas eles fazem sempre um tratamento considerado a longo prazo. Além disso, é muito importante que eles sempre sejam feitos a partir da indicação de profissionais da área da saúde, como dermatologistas. Eles poderão indicar os melhores cremes para cada caso, e também a forma de utilização. 

Diferentes tipos de cremes podem ser encontrados no mercado para o tratamento. Aqueles que possuem Hidroquinona na sua composição, por exemplo, geralmente são utilizados 1 ou 2 vezes ao dia, mas por um tempo limitado, pois a utilização por um longo período de tempo pode causar determinadas irritações na pele, como descamação e coceira. 

Veja também:

Além disso, cremes feitos á base de Retinoides, como Tretinoína, Adapaleno e o Tazaroten, também se mostram como uma boa opção para o tratamento do escurecimento da pele, bem como os de tipo Corticóide tópico em pomadas, que podem ser utilizados por um curto período de tempo, para diminuir a inflamação da pele que pode causar manchas

Tratamentos caseiros para Melasma

Antes de mais nada, é sempre importante deixar claro que qualquer tipo de tratamento deve sempre ser feito com a supervisão de médicos. Além disso, também é importante deixar claro que existem sim determinados itens naturais ou classificados como não medicamentosos que oferecem determinados benefícios no tratamento das manchas. 

Mas estes são itens que nem sempre podem oferecer o resultado desejado, especialmente quando não são utilizados com a supervisão médica. Dentre estes itens naturais podemos destacar os seguintes:

Chá de aroeira – A aroeira é uma planta que possui propriedades que inibem tirosinase da pele, ajudando a clarear manchas na pele. Além disso, possui propriedade adstringente, balsâmica, diurética, anti-inflamatória, antimicrobiana, tônica e cicatrizante. Elas podem ser encontradas com uma certa facilidade em farmácias de manipulação;

Frutas e verduras – Tomates, espinafres, beterraba, laranja e castanha do Pará são itens interessantes que podem ajudar no processo de cura de dentro pra fora. Estes alimentos são considerados ricos em itens como luteína, ácido carboxipirrolidônico, vitamina C, vitamina E, licopenos e selênio.

Óleo de girassol – Este tipo de óleo tem uma ação antioxidante, anti-inflamatória, calmante, antialérgica e cicatrizante. Entre os benefícios do óleo de girassol para pele, estão a limpeza da camada superficial e a ativação da renovação celular.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: