Topo

Saiba como prevenir e tratar o câncer de pele melanoma

Comente

As pintas e manchas na pele nem sempre acabam indicando alguma coisa grave. Em diversos casos porém, elas são o principal alerta para uma doença que precisa de atenção, principalmente durante o verão, o câncer de pele. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer o INCA, este tipo de tumor é o de maior incidência entre os brasileiros, e chega á mais de seis mil novos casos por ano.

Saiba como prevenir e tratar o câncer de pele melanoma

Conheça alguns dos principais sintomas do câncer de pele

Algumas manchas e pintas apontam que algo não vai bem. Normalmente elas acabam passando por transformações de tamanho e cor, ou apresentam sintomas de coceira e sangramento. Vale citar que nem sempre os sintomas se manifestam ou mesmo são visíveis a olho nu, por isso é importante ficar atento.

Os sinais variam muito conforme o tipo de melanoma, o que são quatro, extensivo superficial, modular, lentigo maligno e acral. Seu local de surgimento poderá também variar podendo aparecer em especial nas costas, pernas, couro cabeludo e colo, mas ainda nas mucosas genital e oral.

Como realizar um diagnóstico precoce do problema?

Veja também:

A melhor pessoa a fazer este diagnóstico é um profissional da saúde, um médico dermatologista ou oncologista poderá o ajudar neste sentido. Apesar disto você mesmo pode, pelo autoexame, identificar sintomas e procurar por ajuda, para isso é importante que conheça o próprio corpo, analise manchas e pintas, e saiba se algo acabou mudando para agendar uma consulta e explicar esta situação aos especialistas.

De acordo com os especialistas uma técnica muito simples de auxiliar tanto os pacientes como os profissionais de saúde do diagnóstico precoce é a regra do ABCDE, esta que analisa diferentes aspectos de um sinal na pele. As letras podem significar assimetria, bordas irregulares, cor, diâmetro e evolução.

Realizar o tratamento é fundamental para conquistar a cura

O tratamento mais eficaz para o câncer de pele melanoma é a cirurgia. Neste procedimento os especialistas acabam extraindo a pinta e se for preciso a pele no entorno, desta forma é possível garantir que as células cancerosas sejam 100% removidas.

O diagnóstico de forma precoce é fundamental pois impede o avanço do câncer para outros órgãos, ao adiantar o tratamento há um aumento da possibilidade de cura. O trato de melanoma em fase inicial poderá garantir mais de 90% de chances de cura.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: