Topo

Inimigos da mulher: veja os tipos de câncer que só atingem a ala feminina e previna-se

1.00 / 5 - 1
Comente

De acordo com dados coletados no ano passado pelo Instituto Nacional de Câncer, INCA, mais de quinze mil novos casos de câncer ginecológico foram registrados, ou seja, aqueles que surgem no sistema reprodutor da mulher, que como a descrição sugere, só atingem a ala feminina.

Segundo oncologistas, quando o diagnostico da doença é precoce a possibilidade de cura chega a 90%, no entanto, esse índice cai dependendo do estágio da doença.

Visando orientar as mulheres à importância da prevenção e diagnóstico, apresentamos a seguir então uma lista que mostra alguns dos cânceres que só as mulheres podem ter. Veja!

Tipos de câncer aos quais apenas as mulheres estão sujeitas

Câncer feminino

Câncer na vulva

Apesar de não ser muito comentada quando o assunto é câncer, o fato é que a região externa do órgão genital feminino, também pode ser afetada pelo problema.

Esse tipo de câncer é mais comum na menopausa e o controle dessa doença pode ser feito pela mulher, observando a própria genitália. Se perceber algum tipo de anomalia é importante consultar um médico imediatamente.

Câncer da vagina

O câncer da vagina é um tipo ainda mais raro, já que representa menos de 1% dos tumores ginecológicos registrados. O maior problema, porém, é que esse câncer só pode ser diagnosticado através de exames preventivos, pelo que, é importante que a mulher esteja sempre em dia com as visitas ao ginecologista.

O tratamento da doença se dá através de cirurgia, podendo também ser conduzido com radioterapia, quimioterapia ou terapia tópica, dependendo do tipo e tamanho do câncer e do estado geral da saúde do paciente.

Leia também:

Câncer no colo do útero

O câncer de colo do útero é uma das maiores causas de morte de mulheres por câncer no Brasil. O que pouca gente sabe é que na maioria das vezes o problema está relacionado à contaminação com o vírus do HPV, que é sexualmente transmissível, pelo que é de de grande importância a prevenção durante as relações.

Uma outra dica válida para quem quer se prevenir é recorrer à vacinação preventiva contra o vírus do HPV. Agora quanto ao diagnostico do problema, você precisa saber que ele se dá por meio de exames ginecológicos de rotina, como a colposcopia e o Papanicolau. O tratamento vai depender do estagio da doença.

Câncer de ovário

O câncer de ovário é mais comum em mulheres acima dos 40 anos de idade e embora o câncer de ovário tenha tratamento, ele pode agir de forma silenciosa, se manifestando apenas em um estágio já avançado.

A lista de sintomas do problema inclui dores, diarreia, constipação, aumento no volume abdominal, dentre outros, que aliás, nem sempre aparecem no estágio inicial da doença.

Para prevenir-se do câncer de ovário a mulher deve sempre realizar os exames de rotina e em casos de suspeita solicitar ao médico uma ultrassonografia.

A escolha do tratamento será apenas do médico, que a fará depois de avaliar o estágio de desenvolvimento da doença. As principais opções de tratamento são cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

Câncer de endométrio

O câncer de endométrio é o tipo mais comum entre os registrados. Entre outros sintomas está o sangramento anormal, inclusive durante a menopausa. O diagnostico do problema é realizado apenas com biópsia, além do que, somente os exames ginecológicos são responsáveis pela prevenção do mesmo.

Vale ressaltar que no caso a doença pode atingir mulheres a partir da primeira menstruação e se estender até a última, sendo que normalmente o diagnóstico acontece quando a paciente está na faixa dos 30 anos de idade (não espere até lá para se prevenir).

Normalmente existem duas formas de tratamento para a doença, sendo elas com cirurgia ou com medicamentos. É importante dizer que é somente somente o ginecologista quem pode indicar o melhor tratamento de acordo com a gravidade do caso.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: